O WhatsApp anunciou a criação de um processo de verificação de número em duas etapas, o que vai aumentar a segurança do aplicativo de troca de mensagens. A novidade vai chegar às plataformas iOS, Android e Windows nas próximas semanas.

Quando o recurso for ativado, todas as vezes em que um número de telefone associado ao aplicativo tiver de ser verificado, o usuário vai inserir um código de seis dígitos criado por ele. A verificação em duas etapas já funciona em diversos serviços conectados para dificultar acessos indevidos e, assim, ampliar a segurança a programas e aparelhos.

Outra novidade é que, com a atualização, o usuário vai poder incluir um endereço de e-mail ao perfil de WhatsApp e, caso esqueça a senha, o aplicativo envia link que desativa a verificação em duas etapas. “Assim você não corre o risco de ficar sem acesso a sua conta caso esqueça de seu código de acesso”, explica o WhatsApp.

Passo-a-passo para ativar a verificação em duas etapas

Abra o aplicativo e vá até a aba “Configurações”;
Escolha o item “Conta”;
Selecione “Verificação em duas etapas”;
Clique em “Ativar”.

Restrições podem apagar conta

O usuário que ativar a verificação em duas etapas, apesar de melhorar a segurança da conta, vai ter de ficar atento às regras da nova ferramenta. A desativação do recurso ou a não inserção da senha correta pode fazer com que as mensagens sejam apagadas e até levar à desativação da conta.

Atenção às recomendações do aplicativo

Reverificação: uma vez que a verificação em duas etapas seja ativada, não é possível reverificar o número de telefone com o WhatsApp em até sete dias após usar o WhatsApp sem código de acesso.

Sem senha, sem e-mail: aqueles que esquecerem a senha de acesso mas não tiverem adicionado um endereço de e-mail para desativar a verificação não conseguem reverificar o número de celular com o WhatsApp dentro de sete dias a partir do último dia em que o WhatsApp foi usado pela última vez.

Mensagens apagadas: após o período de sete dias, os usuários que tiverem esquecido a senha e não tiverem cadastrado um endereço de e-mail podem voltar a fazer a verificação no WhatsApp com número de celular e sem o código de acesso. No entanto, as mensagens pendentes (aquelas que não haviam sido enviadas ou haviam chegado) vão ser  apagadas.

Conta apagada: se o usuário fizer a reverificação do número de celular no WhatsApp após 30 dias da última vez o usou o app sem o código de acesso, a conta vai ser apagada. Uma nova é criada após a reverificação. O WhatsApp não informou se a nova conta vai ter os mesmos dados da antiga, como grupos, contatos e conteúdos compartilhados. (Metro 1)