Meteorologista da EMPARN prevê ano bom de inverno para o Seridó Potiguar em 2017.

Aconteceu na manhã desta terça-feira, dia 7/3, na Câmara Municipal de Vereadores em Jardim do Seridó, a Palestra “Condições de Chuvas para 2017 no Seridó Potiguar”, ministrada pelo gerente de meteorologia da EMPARN, Gilmar Bristot. O plenário da Casa recebeu um grande público para participar do evento que este ano chegou a sua IX edição, coordenado pelo vereador José da Noite de Medeiros.

Depois de explanar vários fatores e fenômenos climáticos que influenciam em até um período (4 ou mais anos), a ocorrência de chuva ou seca no Nordeste, Gilmar Bristot afirmou que a previsão da meteorologia para esta quadra chuvosa, entre os meses de fevereiro a maio será dentro da normalidade para o Seridó Potiguar com uma média pluviométrica variando entre 500 e 600 milímetros. “Podemos chegar a 700 milímetros dependo das condições”, afirmou Bristot.

Segundo o meteorologista, observa-se no Oceano Pacífico Equatorial, condições de neutralidade em termos de Temperatura da Superfície do Mar (TSM). Em 2017, também não existe a presença do fenômeno El Niño que representa o aquecimento anormal das águas superficiais e sub-superficiais, ou seja, favorece para boas chuvas no semiárido brasileiro.

Além do coordenador do evento, estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal, vereador Iron Júnior; prefeito de Jardim do Seridó, Amazan Silva; vereadores jardinenses e de outras cidades, representantes da EMPARN, AMS, ADESE, CAERN, CBH-PPA, Banco do Nordeste e secretarias de Agricultura de toda a região. A palestra ainda teve a representação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Associações Rurais, instituições religiosas e educacionais, ambas de Jardim do Seridó, profetas do tempo e do sertanejo seridoense

Fonte: Blog A fonte