3º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde acontece próxima semana em Natal.

 

Evento reúne profissionais renomados de todo país e debate sobre o SUS. Com o tema “Estado e Democracia: O SUS como Direito Social”, a Associação Brasileira de Saúde Coletiva – ABRASCO com o apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN realiza de 01 a 04 de maio o 3º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, no Centro de Convenções de Natal. O evento é voltado para docentes, estudantes de pós-graduação e graduação, pesquisadores, profissionais dos serviços e ativistas sociais ligados à Saúde Coletiva e áreas afins.

É um espaço de troca de conhecimentos entre acadêmicos, gestores, trabalhadores e movimentos sociais da saúde, contribuindo para a divulgação de estudos e experiências bem-sucedidas no campo da gestão, da organização de serviços e da participação social, por meio de mesas redondas, debates, painéis, simpósios, oficinas e cursos.

Para somar, grandes nomes da área estarão presentes, como: Maurício Campelo de Macedo, considerado uma das maiores referências brasileiras em Saúde Mental, psiquiatra formado pela UFRN; Lígia Bahia, médica, professora da UFRJ e membro da Comissão de Política, Planejamento e Gestão em Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco); Edilene Silva, doutora em enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina e professora da Escola de Saúde da UFRN, entre outros profissionais de renome.

O Conselho Nacional de Saúde – CNS, também fará sua participação. No primeiro dia, 1º de maio, o CNS promove a 1ª Conferência Livre de Vigilância em Saúde, etapa preparatória para a 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (CNVS), que ocorre em novembro, em Brasília. Já as oficinas e os cursos acontecem no período pré-congresso, nos dias 30 de abril e 01 de maio, no Campus da UFRN. Ao todo são 38 ações com temáticas variadas e, para participar, é necessário estar inscrito no Congresso.

Além dessas atividades, o evento contará com lançamentos editoriais, entre eles, duas publicações do presidente da Abrasco, professor Gastão Wagner de Sousa Campos com “Investigação sobre Congestão, Apoio Institucional e Apoio Matricial no SUS” e “Apoio Paideia e suas Rodas”. E, para envolver os participantes com a cultura do Estado, apresentações culturais estão na programação. Destaque para tradicionais grupos de dança que recontam histórias registradas pela memória do povo ao longo dos anos, como o conhecido Bumba-meu-boi; danças folclóricas, cordelistas, cantadores de viola, sanfoneiros, repentistas e emboladores.

Fonte: Assessoria