Caern inicia funcionamento em teste da Adutora Emergencial de Caicó.

 

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) começou a operar em fase de teste a Adutora Emergencial de Caicó, construída pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). O teste teve início com a chegada de água em Caicó, nesta segunda-feira (08). A adutora foi implantada com o objetivo de reforçar o abastecimento na região Seridó e na semana passada foram realizados testes preliminares, momento em que foi detectada a necessidade de ajustes. A Caern ressalta que ainda não recebeu oficialmente a adutora e que nesse período de teste é possível que a adutora apresente necessidade de novos ajustes. Segundo a gerente da Regional Seridó da Caern, Rosy Gurgel, a adutora vai atender a cidade de Caicó, com vazão de 374 metros cúbicos por hora. As outras três cidades que também eram atendidas pela Adutora Manoel Torres – Jardim de Piranhas, São Fernando e Timbaúba dos Batistas – vão continuar sendo abastecidas por sistemas próprios.

Rosy também adiantou que o abastecimento pela Adutora Emergencial será feito em sistema de rodízio, sendo 15 dias de abastecimento para Caicó, alternando com 15 dias de interrupção no abastecimento. Isso para que o abastecimento seja feito para as cidades da Serra de Santana. A Adutora Emergencial tem 63.134 metros de extensão, com tubulação de 400 milímetros de diâmetro. Ela foi construída como derivação da adutora Serra de Santana, que capta água na barragem Armando Ribeiro Gonçalves, começando com a conexão na Estação de Bombeamento (EB-02) e seguindo às margens da rodovia RN- 118 que liga Jucurutu a Caicó.

Durante o percurso, a Adutora Emergencial tem duas Estações Elevatórias para bombeamento na localidade. O funcionamento da adutora é feito em sistema de rodízio, porque a mesma captação será responsável também pelo abastecimento da região da Serra de Santana (Florânia, Tenente Laurentino Cruz, São Vicente, Lagoa Nova e Bodó, além de 156 comunidades rurais).

PARADA

No caso de São Fernando e Timbaúba dos Batistas, haverá uma interrupção no abastecimento de água nesta segunda-feira (8) e terça-feira. Essa parada é o tempo necessário para que as cidades, que eram abastecidas pela Adutora Manoel Torres, mudem para o sistema próprio. A Caern está concluindo o serviço de ampliação das estações de tratamento de água nessas duas cidades.