Programa Cidades Inteligentes desenvolve ações de extensão no Alto Oeste do RN.

O programa Cidades Inteligentes e Humanas do Semiárido – Smart Cities, da Ufersa Pau dos Ferros realizou uma série de ações na região do Alto Oeste Potiguar ao decorrer desta semana. Em Pau dos Ferros, a ação aplicada foi um minicurso de linguagem de programação gráfica para as crianças do 5o ano do Ensino Fundamental menor da Escola Estadual José Guedes do Rêgo. Para isso foi usado o Scratch, programa desenvolvido pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts). O Scratch foi desenvolvido, principalmente, para crianças de 8 a 16 anos, onde permite criar animações, jogos e histórias interativas.

Ainda na Escola José Guedes, os componentes das Smart Cities prepararam um ambiente acolhedor e lúdico em clima de festas juninas, chamado por “Arraiá Digital”. Em meio a bandeirolas, componentes caracterizados e um pequeno casamento matuto, houve o minicurso de como utilizar o programa no primeiro dia, ministrado pelos discentes Rosana Cibely Rego e Leonésio Carneiro Duarte. No segundo, aconteceu uma pequena competição, onde as crianças deveriam dar continuidade a uma história.

Segundo a organização, os alunos aprenderam bem rápido o que fora proposto como também aprovaram os 2 dias diferentes em sala de aula. A professora e a direção da escola também ficaram bem satisfeitas com o resultado do trabalho e parabenizaram o grupo. Todas as expectativas foram alcançadas e superadas.

Na cidade de Rafael Fernandes, a atividade de extensão “Difundindo Saberes em Softwares Livres”, aplicou 2 dias de minicursos ministrados pelos discentes Leonésio Carneiro Duarte, Daniel Douglas Pereira, Tássio Fernandes da Costa, Carina Maia e Ramony Sabino. Também foi oferecido um dia de workshop para professores da rede pública na Escola Municipal Antônio Carvalho de Oliveira e na Escola Estadual Ferreira da Costa, ministrado pelas discentes Carla Caroline de Carvalho e Tereza Raquel França.

O principal objetivo dos minicursos estava ligado as noções básicas do Linux Educacional, já que boa parte dos professores possuem resistência em usar em sala de aula, pois não sabem como operar devidamente. Em 2 dias de minicursos foram oferecidas oficinas de Linux Educacional, Edubar e o pacote Libre Office. Nos encontros foram abertas rodas de conversa onde se debateu a importância da iniciação cientifica no ensino básico.

O programa Cidades Inteligentes e Humanas do Semiárido – Smart Cities, é um grupo de pesquisa e extensão da Universidade Federal Rural do Semi-Árido do Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros, que tem como coordenador o professor Almir Mariano de Sousa Júnior.