Ipem/RN, Procon Estadual e entidades do comércio de materiais de construção lançam “Reforma Legal”.

 

O Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem/RN), em parceria com a Associação Nacional dos Comerciantes de Materiais de Construção (Anamaco), o Centro Cerâmico do Brasil (CCB), a Federação do Comércio do RN (Fecomércio) e a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/RN), lançaram nesta quinta-feira (08) o programa “Reforma Legal”, que tem como foco esclarecer e conscientizar lojistas e consumidores acerca da importância da comercialização de produtos certificados pelo Inmetro e dentro das normas técnicas no segmento de materiais de construção.

O programa tem como foco é promover um debate em torno da conscientização de todo o mercado e resguardar o consumidor acerca da qualidade e garantia dos produtos. Ele abrangerá todos os produtos do setor, começando com foco no segmento cerâmico, que inclui pisos, tijolos, telhas e revestimentos em geral.

Para o diretor do Ipem/RN e Coordenador Geral interino do Procon/RN, Cyrus Benavides, a campanha será bastante benéfica para o consumidor. “O Ipem/RN e o Procon Estadual irão fiscalizar a venda de vários produtos no ramo da construção. O Rio Grande do Norte será o primeiro estado do Brasil a fazer uma operação conjunta de fiscalização junto às revendas de material de construção”, disse ele.

“Respeitar as normas técnicas para os produtos que comercializamos é, muito mais do que uma obrigação legal, uma prova de nosso respeito ao consumidor. A Anamaco, que é a instituição que representa as lojas de materiais de construção no plano nacional, está estimulando este tipo de campanha e nós resolvemos trazer o assunto aqui para o RN exatamente por entendermos esta nossa responsabilidade. Respeitar estas premissas da certificação técnica, da qualidade e da garantia dos produtos que vendemos é bom para todo o mercado”, afirma o vice-presidente da Fecomércio RN e membro da Câmara do Comércio de Materiais de Construção da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Luiz Lacerda.

Além de Luiz Lacerda e Cyrus Benavides, o evento contou com as presenças do vice-presidente do Conselho da Anamaco, Geraldo Cordeiro, do gerente de Certificação do Centro Brasileiro de Cerâmica, Marcelo Dias Caridade, e de empresários do setor.

Fonte: Assessoria