Rio Grande do Norte vivencia o Mês Julho Amarelo no combate as hepatites virais.

 

De autoria do deputado estadual Nelter Queiroz (PMDB), a lei nº 9.969/2015 instituiu o Mês Julho Amarelo no Calendário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte, com o intuito de conscientizar a população potiguar sobre os danos causados pelas hepatites virais à saúde humana.

Subdividida em cinco tipos (A, B, C, D e E) as hepatites virais são doenças infecciosas sistêmicas que afetam o fígado. Agindo no organismo de forma silenciosa, as hepatites virais nem sempre apresentam sintomas, mas quando surgem podem vir acompanhadas de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Boa parte da população brasileira é portadora dos vírus B ou C, mas não tem conhecimento sobre o problema.

Preocupado em efetivar a campanha, ainda no mês de Junho, o parlamentar propôs que o Governo do RN, através da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), reforce durante todo o mês de Julho a prevenção das hepatites virais através de campanhas educativas para a população. “Esta Lei tem um grande alcance e importância social, pois busca oportunizar o acesso da sociedade a informações primordiais sobre estas doenças que agem silenciosamente em nosso organismo”, destacou.