UERN representará Mossoró em Maratona de Empreendedorismo do Sebrae.

O departamento de informática da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) foi escolhido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para representar Mossoró na Maratona de Inovação e Empreendedorismo, que reunirá projetos de extensão voltados para o empreendedorismo social e negócios de impacto social. O evento acontecerá de 7 a 10 de outubro deste ano, durante a Festa do Boi, em Natal.

Nos próximos meses, os alunos participantes da iniciativa passarão por uma capacitação na capital do Estado e desenvolverão modelos de negócios que busquem solucionar ou atenuar problemas sociais em diversas comunidades. Durante a seleção feita pelo Sebrae, a UERN concorreu com outras instituições de ensino superior de Mossoró.

Para a professora do departamento de informática Jéssica Neiva, o fato de o Sebrae ter selecionado os estudantes do departamento para participarem da Maratona se deve sobretudo ao projeto de impacto social já desenvolvido pelos alunos, que possibilita o reaproveitamento de lixo eletrônico.

“É um reconhecimento por um trabalho que já é feito pelos alunos. Inclusive, o projeto foi de iniciativa deles”, comenta a professora. Ela acrescenta que os participantes serão divididos em grupos de cinco pessoas para formar diferentes projetos, dos quais dois serão apresentados na Maratona, em outubro.

No mês passado, professores das instituições que participarão da maratona passaram por uma capacitação junto a técnicos do Sebrae, sobre o tema “projeto de extensão em empreendedorismo social e negócios de impacto social”

Além da UERN, foram escolhidas instituições de ensino em outras nove cidades potiguares onde o Sebrae possui escritórios regionais. Cada instituição participará da Maratona com até dois projetos de extensão. Todas as despesas relacionadas a transporte, hospedagem e alimentação dos estudantes e professores durante a capacitação dos próximos meses serão pagas pelo Sebrae-RN.