Projeto Pesca Sustentável oficializa Associação de Moradores de Pedra Grande.

 

O vencedor do Prêmio Santander Universidade Solidária vem desde 2015 gerando impactos positivos na comunidade. O Projeto Pesca Sustentável e Geração de Renda vem fortalecendo a comunidade de Pedra Grande, no município de Porto do Mangue. No dia 13 de julho, representantes da localidade e professores da UnP realizaram o cadastramento da Associação de Moradores em cartório. O processo se deu através de registro do Estatuto Social e da ata de criação, além da apresentação do resultado das eleições de presidente e vice, ocorrida em maio deste ano.

Segundo a professora da Escola de Gestão e Negócios do Campus Mossoró e embaixadora do Projeto vencedor do Prêmio Santander Universidade Solidária, Tenessee Nunes, “O registro formal da Associação representa o primeiro passo para a sua oficialização junto aos órgãos públicos como uma entidade representativa dos habitantes de Pedra Grande. Esses documentos foram elaborados em parceria com os moradores já associados através de voto direto, livre e aberto e pelo curso de Direito da UnP Mossoró, representado pelo professor Tayro Bezerra, que atuou como revisor do estatuto”, esclarece.

Os próximos passos para a consolidação é a inscrição da entidade no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) na Receita Federal, além da logomarca e identidade visual. Os representes ainda aguardam a reunião com a Prefeitura do município para iniciar o processo de regularização do terreno, e posteriormente, a escavação de um poço de água potável para a localidade. O alvará de funcionamento deverá ser concedido pelo governo local em breve. Está no cronograma de ações realizar a capacitação em finanças pessoais e sobre obrigações fiscais dos associados, bem como a estruturação e compra de materiais e equipamentos para a sede da associação.

 

Conquistas para a comunidade

 

Desde 2015, além da criação e do conselho fiscal e diretor e do Estatuto que regem a Associação de Moradores, a população do Porto do Mangue vêm se beneficiando com as ações desenvolvidas pelo Projeto. Alunos e professores de todos os cursos da UnP e da Escola Técnica Potiguar vêm contribuindo por meio de atendimentos em Saúde (enfermagem, fisioterapia, nutrição, serviço social e psicologia). Periodicamente são realizadas reuniões, que costumam ser dinâmicas e interativas, e são orientadas pelo as assistentes sociais Alana Larisa e Luana Leal, do curso de Serviço Social, e pelo prof. Samuray Pierre do curso de Psicologia, ambos do Campus Mossoró.