A deputada estadual Larissa Rosado (PSB) solicitou, via requerimento, que o Governo do Estado crie serviço de transporte especial gratuito para pessoas com deficiências que possuem comprometimento severo de mobilidade e que estejam em tratamento de saúde. O pleito é direcionado à Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e tem como foco as cidades de Natal, Mossoró, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e Caicó.

“Esses cidadãos se deparam diariamente com diversos obstáculos que dificultam de sobremodo sua locomoção, como é o caso das calçadas desniveladas, com buracos, sinalização de trânsito precária, ônibus desequipados, entre outras dificuldades. Por isso, faz-se necessária a intervenção do Estado para garantir um serviço especializado e gratuito, assegurando um suporte mínimo a esses cidadãos”, justifica a deputada.

No requerimento, Larissa Rosado ainda lembra que o Brasil tem mais 45 milhões de pessoas com deficiência, sendo que grande parte com problemas físicos. No Rio Grande do Norte, eles representam 18% da população, uma das maiores porcentagens do país. Segundo a parlamentar, embora o Estado tenha evoluído de modo considerável no que diz respeito à legislação, as dificuldades do dia a dia, principalmente no campo da mobilidade, ainda persistem.

Fonte: Assessoria