João Dória está sendo ágil na movimentação para se cacifar como nova alternativa no campo da centro-direita, tentando colar sua imagem em personagens como o argentino Mauricio Macri e o francês Emanuel Macron, que deu um jeito de visitar para produzir imagens de campanha. Mas o apressado às vezes come cru, e quem acaba se dando bem é o come quieto…

Enquanto Dória viaja, inclusive ao exterior, de jatinho e comitiva, Geraldo Alckmin entra em fila de aeroporto e faz o estilo homem comum. Diferentemente do ex-pupilo hoje adversário, vem construindo um discurso antibelicista para 2018.

Nesta quinta-feira, por exemplo, na abertura do seminário Desafios Políticos de um Mundo em Intensa Transformação, promovido em conjunto pelo PPS e pelo PSDB (Fundação Astrojildo Pereira e Instituto Teotônio Villela), Alckmin encerrou seu discurso saudando a boa política: “O Brasil precisa de menos gladiadores e de mais construtores”.

Na plateia, entre outros, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que entrou espirituosamente na onda. Indagado se havia conseguido estabelecer a paz entre Alckmin e Dória, respondeu: “Mas eles nunca estiveram em guerra…”.