Programação do Outubro Rosa conscientiza sobre diagnóstico precoce do câncer de mama.

 

Na próxima quarta-feira, 4, a Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Mossoró e Região (AAPCMR) iniciará a programação do Outubro Rosa, com uma palestra na Câmara Municipal de Areia Branca, às 9h. A atividade é voltada para servidores das Unidades Básicas de Saúde, enfermeiros e técnicos de Enfermagem, servidores da assistência social, demais profissionais da área que possam atuar como multiplicadores e para a sociedade em geral. Essa será a primeira ação externa promovida pela AAPCMR durante o Outubro Rosa.

O objetivo da instituição é ressaltar a importância de procurar atendimento médico periodicamente, oportunizar às mulheres o acesso à informação para favorecer o diagnóstico precoce do câncer de mama e promover o conhecimento necessário para buscar seus direitos e o tratamento adequado junto ao serviço de saúde.

Dentro dessa perspectiva, a campanha local visa reforçar o tema abordado nacionalmente pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA), #PacientesNoControle: Atitude Exige Coragem. A temática busca incentivar pacientes e familiares a enfrentarem a doença ativamente. Com esse intuito, em Mossoró serão realizadas palestras em empresas, instituições públicas, entidades filantrópicas e blitzen com distribuição de laços rosas, que simbolizam a campanha. Também haverá um desfile, em parceria com o Serviço Social do Comércio (SESC), e uma caminhada.