As pesquisas foram desenvolvidas junto aos pacientes e dados obtidos da Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer.

Na última quarta-feira (25), estudantes da área da saúde e tecnologia apresentaram seus trabalhos no XIII Salão de Iniciação Científica da UERN. As pesquisas foram desenvolvidas por alunos do PIBIC e PIBITI, tendo seus trabalhos orientados pelos pesquisadores das instituições de ensino como: Ufersa, UERN, UnP e FACENE, que são parceiras da Liga Mossoroense. Com duração de 12 meses, acadêmicos de Medicina, Enfermagem, Biotecnologia, Informática e Biologia desenvolveram estudos que versaram sobre análises, indicadores, serviços e processos da instituição. Ao todo, foram 18 alunos e 13 projetos PIBIC, e 09 alunos para 7 projetos PIBITI.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC, é um programa voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do ensino superior. Já o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – PIBITI visa estimular estudantes do ensino técnico e superior ao desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e inovação.

A Liga Mossoroense vem buscando fortalecer parcerias com as Universidades locais com intuito de oportunizar aos estudantes da saúde uma temática que corresponde a um dos principais problemas de saúde da nossa região.Para Wogel Oliveira, professor da Faculdade de Medicina da UERN e Superintendente da Liga, ações como essas têm contribuído bastante não só para o fortalecimento da área acadêmica enquanto campo de investigação e aprendizado, mas, também, para a criação de um ambiente de desenvolvimento de novas tecnologias a serem usadas no combate ao câncer.

Fonte: Assessoria