Reforma ministerial “não é coisa demorada”, diz Franco.

Em busca de aprovar a  reforma da Previdência, o presidente Michel Temer vai conversar com líderes da base aliada nesta semana para definir mudanças na sua equipe ministerial. O ministro Moreira Franco (Secretaria Geral da Presidência) disse que a reforma ministerial “não é coisa demorada” e deve sair em breve.

O objetivo é garantir a aprovação das alterações no sistema previdenciário e do ajuste fiscal que garante o cumprimento da meta do ano que vem, um déficit de R$ 159 bilhões.

PMDB e partidos ligados ao antigo centrão, como PP e PTB, pressionam por mais espaço no governo sob argumento de que têm votado com o presidente Michel Temer, enquanto outros aliados, principalmente o PSDB, estão divididos e não estão entregando mais da metade dos votos ao Palácio do Planalto.

Nas negociações com seus aliados, o presidente quer a garantia de que, feita a reforma ministerial, eles darão os votos necessários para aprovar o novo texto das alterações nas regras da aposentadoria no país. A expectativa é que o relator da proposta, deputado Arthur Maia (PPS-BA), finalize a nova emenda nessa semana, com uma versão mais enxuta e viável nesse momento.

O governo tem pressa, por avaliar que, se não destravar a votação até o final de novembro, não terá mais condições de aprovar a reforma da Previdência Social ainda nesse ano na Câmara dos Deputados. Se isso acontecer, ela ficaria inviabilizada nesse governo, pois ninguém acredita que os deputados aceitem votar o tema durante o ano eleitoral.

Blog do Valdo Cruz