Jucern registra mais de 2 mil novas empresas no segundo semestre de 2017.

 

Números da Junta Comercial do Rio Grande Norte mostram que foram abertas 2.661 novas empresas no estado, no segundo semestre de 2017 . No balanço anual, até o momento, são 5.858 solicitações de registro empresarial. Quem lidera o ranking é o setor de serviços, que apresentou um incremento de 8,5% em relação ao segundo semestre do ano passado. A indústria também mostrou dados positivos, a abertura de novos negócios no setor foi 3% maior na comparação com o mesmo período do ano passado.

Esse crescimento vem ao encontro da modernização do registro empresarial no Rio Grande do Norte. O Governo do Estado tem trabalhado, por meio da Jucern, para que o serviço de legalização de empresas seja mais simples e moderno. Em 2017, este esforço foi visto na conclusão da integração de todos as cidades potiguares à Redesim RN, ferramenta online que reúne dados de órgãos federais, estaduais e municipais que participam do processo de abertura, alteração e baixa de empresas.

Para a presidente da Jucern, Sâmya Bastos, além de ser responsável pelo registro empresarial, a Junta assume o papel de coordenadora do processo de legalização. Por isso, tem investido na capacitação. “Buscamos capacitar tanto as nossas equipes, quanto o público que utiliza o serviço da Jucern, em sua maioria contadores que precisam estar atualizados com o sistema Redesim RN para trabalharem de forma efetiva”, destaca.

Segundo dados do Sigfácil, sistema que atende a Redesim RN, a Jucern ocupa o primeiro lugar no ranking de atualização cadastral e também na listagem do tempo médio de digitalização. “Além disso, estamos em segundo lugar no ranking que mede o tempo médio de trâmite do processo interno, com 3 horas e 39 minutos, apenas 13 minutos atrás do primeiro colocado e duas horas a frente do terceiro lugar. Vale acrescentar ainda que 81% dos nosssos processos são despachados em até 4 horas. Enfim, tudo isso mostra que o investimento em tecnologia tem trazido mais eficiencia ao trabalho da Junta”, destaca a presidente da Jucern, Sâmya Bastos.

Integração tem sido a palavra-chave no trabalho do Governo do Estado no que diz respeito a formalização de empresas. Exemplo disso é o Escritório do Empreendedor, que completou um ano de funcionamento em 2017, reunindo serviços de 13 órgãos federais, estaduais e municipais e realizando mais de 18 mil atendimentos. Em 2018, mais duas cidades potiguares vão ganhar unidades do EE: São José do Mipibu e Mossoró, um investimento de quase R$ 500 mil, entre recursos próprios e parcerias público-privadas.

“Estamos buscando novas parcerias para manter o padrão de qualidade da Jucern, tanto levando a ideia do Escritório do Empreendedor ao municípios polos, quanto firmando novos convênios com órgãos de registro. Até o fim do ano, vamos assinar com a OAB/RN e devemos concretizar também o convênio com os cartórios. Essas parcerias agilizam ainda mais a abertura de pessoas jurídicas”, explica a presidente da Jucern, Sâmya Bastos.

Fonte: Assessoria