Nem bem o Comitê de Política Monetária (Copom) anunciou o corte dos juros básicos para 6,75%, os principais bancos já divulgaram cortes em suas taxas de empréstimos. Não que as taxas agora estejam uma pechincha, o ideal é quem puder continuar evitando as linhas mais caras, como cheque especial e cartão de crédito, mas o custo vai ficar um pouco mais baixo.

No Banco do Brasil, as novas taxas entram em vigor a partir da próxima sexta-feira, dia 9. Para os empréstimos em que o cliente oferece seu automóvel como garantia, as taxas do BB serão reduzidas de 1,83% ao mês para 1,73% ao mês, na faixa mínima. Já no caso dos empréstimos em que o cliente oferece seu imóvel como garantia (home equity), as taxas mínimas cairão de 1,40% ao mês para 1,38% ao mês.

A taxa mínima das linhas de financiamento de veículos novos e seminovos, contratados via canal mobile (APP BB), passará para 0,93% ao mês, ante 0,95% ao mês cobrados até então. Para as linhas de empréstimo pessoal sem garantia, a taxa mínima será reduzida de 3,33% ao mês para 3,31% ao mês, ou de 48,15% ao ano para 47,81% ao ano. No crédito estruturado, com garantias de aplicações financeiras, a taxa mínima passará de 1,79% ao mês para 1,77% ao mês.

Custo menor para empresas

O Banco do Brasil também reduzirá os juros para pessoas jurídicas. Na linha desconto de cheque para operações de 30 dias, as taxas mínimas passarão para 1,32% ao mês ante os 1,34% ao mês cobrados atualmente. Para o desconto de títulos de mesmo prazo, as taxas mínimas passarão dos atuais 1,16% ao mês para 1,14% ao mês.

Os juros para as linhas BB Giro Digital e BB Giro Empresa também ficarão mais baixos. A taxas mínimas cairão de 2,59% ao mês para 2,57% ao mês e de 1,54% ao mês para 1,52% ao mês, respectivamente. Já a taxa mínima para antecipação de crédito ao lojista (ACL) de 30 dias, passa de 1,28% ao mês para 1,26% ao mês, no menor intervalo.

Santander reduz taxas

O Santander informou que vai reduzir as taxas de juros das suas principais linhas de crédito do varejo a partir de segunda-feira, dia 12, que apesar do Carnaval e não ter expediente bancário, pode ter negócios via internet.
Segundo o banco, a partir da próxima segunda-feira a taxa mínima dos juros para financiamento de veículos será reduzida de 1,08% para 0,97% ao mês. Já a taxa mínima dos juros do crédito pessoal cairá de 1,59% para 1,57% ao mês. No cheque especial, a taxa mínima passa de 2,25% ao mês para 2,23% ao mês, ou de 30,6% ao ano para 30,29%.

“Estamos no menor patamar histórico da taxa básica no país e temos o compromisso de levar a dinâmica de redução deste componente dos juros bancários aos nossos clientes, para que eles possam prosperar cada vez mais”, afirma Eduardo Jurcevic, superintendente executivo de Produtos de Crédito à Pessoa Física do Santander.

As condições valem para todos os canais de relacionamento do banco: Internet Banking, APP Santander, caixas eletrônicos e agências.
Itaú Unibanco corta juros

No Itaú Unibanco, as novas taxas passam a valer a partir do dia 14, depois do Carnaval, já que ninguém é de ferro. Segundo o banco, haverá redução das taxas do empréstimo pessoal para pessoas físicas, com a taxa mínima passando de 1,48% para 1,37% ao mês. ou de 19,27% ao ano para 17,73% ao ano. A diferença entre a taxa básica e a de crédito reflete diversos custos, entre eles os administrativos do banco, para manter agências e funcionários, os impostos e as perdas com inadimplência, que são rateadas com os demais tomadores de empréstimos.

O Itaú lembra também que as taxas variam de acordo com o tipo de empréstimo, o perfil de risco e o relacionamento do cliente e o prazo. No período de outubro de 2016 a dezembro de 2017, o Itaú Unibanco reduziu a taxa média da modalidade em 17,93 pontos percentuais ao ano, percentual superior ao da queda da Selic no mesmo período, que foi da ordem de 7,00 ponto ao ano. O banco disse que reduzirá também os juros para empresas, mas não informou as novas taxas das linhas.

O Bradesco informou apenas que vai repassar o corte para os empréstimos, sem dar detalhes.

Fonte: Arena do Pavini