Para registrar e divulgar as suas ações de Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação, Inclusão e Empreendedorismo, o Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte lança a primeira edição da revista Metrópole – Talento, Inovação e Empreendedorismo. O periódico terá tiragem anual, com o propósito de divulgar a atuação do Instituto e os seus feitos relevantes para a comunidade acadêmica e a sociedade.

A revista está disponível no site do IMD e será oficialmente lançada e distribuída para a comunidade acadêmica durante a reunião da Proposta do Plano Quadrienal do IMD 2018-2022, no próximo dia 8 de março.

Além de ser um material de divulgação, a revista também consiste em um documento histórico que visa a relatar e a preservar as ações da Unidade Acadêmica Especializada em Tecnologia da Informação da UFRN.

A matéria de capa aborda o processo de implantação do Parque Tecnológico Metrópole Digital, que é fruto de alguns anos de discussão a respeito da presença da tecnologia no estado e servirá de base para o desenvolvimento da TI no Rio Grande do Norte. O Parque, diretamente relacionado às ações de empreendedorismo do IMD, representa também a forte ligação com o mercado de trabalho, característica diferencial e marcante do Instituto.

A ampla infraestrutura e a rede de laboratórios que prestam suporte às ações do IMD são exploradas na primeira matéria do periódico, na qual são apresentadas as suas três estruturas físicas: o maior e mais conhecido prédio, o Centro Integrado de Vocação Tecnológica (CIVT); o Núcleo de Pesquisa e Inovação em Tecnologia da Informação (nPITI) –; e o Centro Multiusuário de Bioinformática, onde são desenvolvidas as ações relacionadas à Bioinformática, âmbito de potencial crescimento em todo o mundo.

Em seguida, a revista destaca o primeiro projeto do Instituto Metrópole Digital, o Curso de Formação de Programadores, que logo se transformou no Curso Técnico, a maior ação de inclusão do Instituto, por meio da qual são oferecidas anualmente 1.680 vagas em um programa de educação a distância, na modalidade semipresencial, por meio de um encontro semanal em um dos cinco polos espalhados pelo estado: Mossoró, Angicos, Caicó e Pau dos Ferros.

A flexibilidade e a interdisciplinaridade do curso de Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI) são mostradas na matéria sobre a graduação do IMD. Com duração de três anos e meio, o curso é inovador e, ao ser idealizado, levou em consideração as demandas do mercado. A formação rápida assemelha-se a de um curso de tecnólogo, porém, a fundamentação do profissional entregue ao mercado é, sem dúvidas, de um bacharel.

Fonte: Assessoria