Padronização física dos órgãos estaduais de segurança terá apoio da UFRN.

 

Representantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Secretaria Estadual da Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) discutiram na manhã desta sexta-feira, 23, a realização de convênio para a padronização e flexibilização em edificações públicas para os órgãos de segurança. A proposta de parceria consiste na elaboração de 20 projetos executivos pela UFRN, sob a responsabilidade do Escritório Piloto de Engenharia Civil (Epec) e do Atelier de Projetos de Arquitetura e Urbanismo (Apau).

O projeto de pesquisa foi apresentado pelo coordenador do Epec e diretor do Centro de Tecnologia (CT), Luiz Alessandro da Câmara Queiroz, que delineou o processo, os objetivos e resultados esperados ao fim do trabalho com previsão de 24 meses. Os projetos serão desenvolvidos com foco em contribuir para a padronização das edificações, que proporciona a redução de custos e rapidez na execução; a identidade visual dos órgãos envolvidos, com vistas a facilitar a percepção da sua presença pela sociedade; e a melhoria das condições de espaço físico de trabalho dos servidores da segurança pública.

De acordo com a reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz, o convênio beneficia a instituição ao permitir vivência prática dos alunos envolvidos na elaboração de projetos que gerem soluções de forma sustentável. A secretária de segurança, Sheila Freitas, afirmou que a questão estrutural é um dos maiores problemas enfrentados pela pasta, por isso a sua melhoria está inserida no plano de governança com ações pensadas para os próximos 20 anos.

Na ocasião, a secretária de Educação a Distância da UFRN, Maria Carmem Rêgo, informou sobre o andamento do projeto de criação do curso técnico em segurança, cuja proposta foi encaminhada para a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Fonte: Assessoria