O Supremo Tribunal Federal retoma, hoje, o julgamento de Maluf. Condenado a 7 anos, nove meses e dez dias de prisão por crime de lavagem de dinheiro que teria cometido quando ainda exercia o cargo de prefeito de São Paulo (1993/1996), Maluf está em regime de ‘prisão domiciliar humanitária’, que lhe foi concedido pelo ministro Dias Toffoli.

O Plenário vai concluir a análise do agravo regimental nos embargos infringentes na Ação Penal 863, na qual o deputado foi condenado por lavagem de dinheiro, e do pedido de habeas corpus 152707. O julgamento dos dois casos será retomado a partir de 14hs. A sessão é transmitida pela TV Justiça.

O julgamento teve início ontem. Os ministros Rosa Weber e Luiz Fux votaram contra o recurso e acompanharam os votos do relator, ministro Edson Fachin, e do ministro Luís Roberto Barroso. Até aqui, votaram a favor do recurso de Maluf os ministros Dias Toffoli, Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandowski.

Ontem, a sessão teve início com a leitura dos relatórios pelos ministros Edson Fachin (AP 683) e Dias Toffoli (HC 152707), relatores, com a sustentação oral da defesa de Maluf e manifestação da Procuradoria-Geral da República.