A Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC) completa hoje (22 de maio) 18 anos de serviços prestados a Mossoró e região. A LMECC foi fundada por meio de uma Associação Civil em 22 de maio do ano 2000, sendo uma entidade sem fins lucrativos e de caráter exclusivamente filantrópico.

A LMECC oferece assistência especializada em Oncologia SUS, através dos seus estabelecimentos de saúde. A Unidade I é o Hospital da Solidariedade. Fundado em 2013, o Hospital da Solidariedade é especializado em radioterapia e se destaca pelo atendimento multidisciplinar que conta com psicólogo, fisioterapeuta, assistente social entre outros profissionais da saúde. Situado em uma localização estratégica em Mossoró, o Hospital da Solidariedade é ligado por rodovias que facilitam o acesso de municípios vizinhos, bem como outras cidades do Nordeste.

A Unidade II é mais antiga. Trata-se da Casa de Saúde Santa Luzia, que é especializada no tratamento de pacientes oncológicos, oferecendo os serviços de quimioterapia, pronto-socorro para as intercorrências do tratamento, unidade de terapia intensiva (UTI), realização de exames e cirurgias. A Unidade ainda conta com um setor de pediatria que atende crianças até os 18 anos de idade.

“Nosso desafio é diário, principalmente porque os procedimentos realizados são de alto custo, mas contamos com a contribuição da população, de empresários e parceria com governo e município. Atualmente conseguimos desenvolver bem nossas atividades, mas vale destacar que toda ajuda é sempre bem-vinda”, explicou Sérgio Catardo, Diretor da LMECC.

A Liga Mossoroense tem como missão o combate ao câncer, oferecendo uma assistência humanizada aliada à alta qualidade de seus profissionais e o uso da mais moderna tecnologia na área, tendo como objetivo prevenir, diagnosticar e tratar doenças oncológicas, adulto e infanto-juvenil, bem como as demais atividades correlatas.

“É um trabalho difícil, mas que desenvolvemos com muito prazer, pois é possível observar a gratidão das pessoas. Não é fácil desenvolver uma instituição filantrópica em nossa cidade, mas aos poucos estamos conseguindo alcançar os nossos objetivos, que é primordialmente salvar vidas”, afirmou Paulo Henrique Lima, Presidente da LMECC.

De acordo com a direção, atualmente a LMECC atende cerca de 100 pacientes por dia em suas Unidades. A maioria dos casos atendidos são de pacientes de Mossoró e região, sendo tratados desde crianças até idosos.

Fonte: Assessoria