Com gols nos acréscimos, o Brasil superou o nervosismo em campo e bateu a Costa Rica por 2 a 0. Os gols de Coutinho e Neymar saíram aos 46 e 52 minutos do segundo tempo. Com o resultado, o time de Tite assumiu a liderança do Grupo E, com quatro pontos. O próximo jogo será contra a Sérvia, na quarta-feira (27).

Milhões e milhões de gargantas desentalaram nos acréscimos. O grito de gol veio à boca inúmeras vezes, mas parou no travessão, parou em Keylor Navas, parou numa rara má pontaria de Neymar, parou até no VAR, que anulou pênalti em cima do camisa 10.

Quando o empate era uma realidade dura, Philippe Coutinho apareceu para concluir na grande área e fazer o Brasil respirar na Copa do Mundo. Respirar, tocar, tocar, tocar, dar olé e esperar o segundo, de Neymar, para o jogo poder acabar.

Ao apito final se seguiram muitas lágrimas do atacante, ainda longe das condições ideais, mas sem um enorme peso nos ombros. Agora com quatro pontos, o Brasil vai decidir seu futuro contra a Sérvia, na próxima quarta-feira. Poderá passar em primeiro, em segundo ou nem avançar. Depende de outros resultados. Mas o futuro clareou após os gols no fim.

Pelo mesmo grupo, às 15h, Sérvia e Suíça se enfrentam na arena de Kaliningrado. A vitória dos sérvios dá a eles o passaporte para as oitavas de final.

Já pelo Grupo D, às 12h, Nigéria e Islândia jogam em Volgogrado. O jogo tem ares dramáticos porque interessa diretamente à Argentina, que perdeu para a Croácia por 3 a 0 e não depende mais dela para avançar às oitavas de final da competição.