Um dos melhores e mais atraentes destinos turísticos do mundo, São Miguel do Gostoso, localizado no litoral norte do Rio Grande do Norte, vai sediar a 5ª Mostra de Cinema de Gostoso e as inscrições para filmes de longas e curtas-metragens estão disponíveis no site do festival até 31 de agosto.

A Mostra faz parte da programação da cidade pelo quinto ano consecutivo e, em 2018, acontece de 23 a 28 de novembro agitando o cenário cultural da cidade. A tela de cinema será montada ao ar livre na Praia do Maceió, com projeção em resolução 2k e som 5.1.  Na lista de exibições, lançamentos cinematográficos brasileiros. Serão seis sessões por dia, entre mostras: Competitiva, Panorama e Infantil, além das Sessões Especiais.

Debates com personalidades, diretores e atores dos filmes fazem parte da programação das sessões em ambientes fechados e, o melhor longa e curta-metragem vão ser escolhidos pelo público para receber o Troféu Luís da Câmara Cascudo. A curadoria coletiva é feita por Eugenio Puppo e Matheus Sundfeld, em parceria com os alunos dos cursos de formação técnica e audiovisual, o coletivo “Nós do Audivisual”

Como em todos os anos do festival, oficinas de Linguagem Audiovisual, Roteiro, Produção Cultural e realização de Curtas-metragens estão na grade dos Cursos de Formação Técnica e Audiovisual para os jovens de São Miguel do Gostoso e distritos vizinhos que, juntos, criaram o “Coletivo Nós do Audiovisual”, (www.nosdoaudiovisual.com.br).

Despertar nos jovens a potencialidade voltada tanto para o audiovisual quanto para áreas diversas, estimulando o estudo e iniciativas de trabalho estão entre os principais objetivos dos cursos. Em 2018, será formada uma nova turma com 30 alunos, que também conta com a participação de jovens formados na primeira turma e, em conjunto com os professores, atuarão na coordenação dos novos cursos. A primeira turma composta por 53 alunos formou-se ao longo de cinco anos e realizou 33 oficinas.

A 5ª Mostra de Cinema de Gostoso é uma realização da Heco Produções e do CDHEC – Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania. Toda a programação é gratuita.