Caciques do MDB definiram, em reunião na tarde desta segunda-feira, que será no dia 4 de agosto a convenção nacional do partido, onde será definido se o ex-ministro Henrique Meirelles, que tem 1% nas pesquisas de intenções de votos, será ou não candidato da legenda à Presidência da República. A data foi definida em encontro do presidente do MDB, senador Romero Jucá (RR), com os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Minas e Energia) e o coordenador político da campanha de Meirelles, João Henrique de Sousa.

Além de marcar a data, a estratégia definida pelos caciques em conjunto com Meirelles é que ele ligue para todos os 443 convencionais, aqueles que votam na convenção do MDB, para pedir votos. Integrantes da equipe do pré-candidato lembram que o gesto aos emedebistas é importante e é uma forma de agir que lembra a do presidente Michel Temer, que se dirige pessoalmente a parlamentares e dirigentes quando precisa de apoio, como quando enfrentou duas denúncias de corrupção.

São 443 convencionais com direito a voto. Quanto mais cargos o convencional ocupa, mais votos tem à disposição. Romero Jucá, por exemplo, vota quatro  vezes. O presidente Michel Temer tem ao menos três votos, assim como Moreira Franco.

  O Globo