CDL discute parceria com Sesed para videomonitoramento em Mossoró.

 

A Câmera de Dirigentes Lojistas de Mossoró (CDL) realizou reunião nessa sexta-feira (20) com representantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), na sede da entidade, para viabilizar acordo de cooperação entre a CDL e o Governo do Estado, visando ampliar o videomonitoramento em Mossoró. O objetivo é permitir o acesso do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP) às câmeras particulares em vários pontos da cidade e comércio local para proporcionar maior patrulhamento no município e combate à violência.

Durante a reunião, a secretária de segurança pública do RN, Sheila Freitas, e o coordenador do Ciosp, Ten. Cel. Carlos Macedo, apresentaram para os lojistas a tecnologia usada atualmente pelo próprio Ciosp em algumas regiões do estado, assim como o funcionamento do projeto ‘Conectados com a Segurança’, adotado em parceria com a CDL Natal, na capital potiguar. Segundo o Cel. Macedo, a tecnologia utilizada é o que há de mais moderno hoje em dia para centros integrados de monitoramento no mundo.

A secretária anunciou ainda que o governo adquiriu 140 câmeras novas para implantação no RN, desse quantitativo cerca de 30 a 40 unidades serão destinadas para Mossoró, cujo monitoramento vai se somar com as já existentes pelo Município. Sheila explicou também que o sistema de segurança possibilita o deslocamento mais ágil e efetivo das equipes de segurança para o local da ocorrência, inibindo delitos.

O presidente da CDL avaliou como positivo o resultado da reunião que abre caminho para convênio entre a entidade e o governo. “Tivemos um balanço bastante satisfatório dessa reunião. A partir da explanação de Sheila Freitas e sua equipe, mostrando como funciona a tecnologia hoje, vamos firmar um convênio com o Estado para disponibilizar as câmeras externas dos comerciantes com objetivo de ampliar o monitoramento e certamente melhorar no combate à violência de nossa cidade e consequentemente na área comercial”, comenta Wellington Rodrigues.

Para a secretária Sheila, a iniciativa da CDL mostra a preocupação da entidade em colaborar com a segurança pública. “Foi um momento importante, pois mostra que a CDL está preocupada com a segurança de Mossoró; verificou como foi feito o convênio lá em Natal com a CDL e Sesed e percebendo como é fácil fazer essa integração. Portanto, é bom para o lojista, para população, para segurança, Estado e para todo mundo”, frisou a executiva da segurança pública.

Além dos lojistas, participaram também da reunião o gerente regional do Sebrae Mossoró, João Vidal; o presidente do Mossoró Convention, Rútilo Coelho; além de representantes de Sindivarejo e ACIM.

Fonte: Assessoria