Saúde em mente é o tema escolhido pelo Setor de Segurança do Trabalho da Superintendência da Infraestrutura e a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Ufersa para Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho – SIPAT. A programação será desenvolvida nos dias 25 e 26 de julho, no Auditório. O objetivo é promover discussões acerca de saúde mental, estresse laboral no serviço público e as implicações da tecnologia nesse contexto. Faça AQUI a sua inscrição na SIPAT.

“É mais uma forma de conscientizar a comunidade ufersiana para a prevenção de acidentes, saúde e segurança no trabalho”, afirmou o engenheiro de segurança do trabalho da Ufersa, Brenno Dayano Azevedo. A ideia é alertar a comunidade acadêmica para prevenir situações relacionadas ao estresse no trabalho. A abertura será na quarta-feira, 25, às 15h, com a palestra Meditação e saúde mental: atenção plena na segurança do trabalho, a ser proferida pelo médico, Geison Moreira Freire. Dando sequência, na quinta-feira, 26, no mesmo horário, o administrador da Ufersa Radamés Dantas, irá abordar o tema Acidentes de trabalho, alguém tire uma self.

A área da saúde mental se volta para os aspectos psicológicos, emocionais, cognitivos e psicossociais que podem a levar a várias enfermidades, como por exemplo, transtornos de ansiedade, depressivos e obsessivos compulsivos (TOC), além de doenças psicossomáticas e a dependência química (tabagismo, álcool e drogas).

Pau dos Ferros – Antecipando a Semana de Mossoró, na terça-feira, 24, o campus da Ufersa Pau dos Ferros também vai realizar a SIPAT. Será com uma apresentação e duas palestras. A apresentação Saúde mental e adoecimento do servidor público: a realidade em números, a ser apresentada pela técnica em segurança do trabalho da Ufersa, Priscila Siméia de Melo Teixeira e, as palestras Saúde Mental no trabalho: encontros e contradições, com a psicóloga, Jéssica Luana Fernandes de Queiroz e, a palestra sobre Autorresponsabilidade, com o psicólogo e coach, Deyvid Alves Pereira. Na ocasião, haverá ainda dinâmica recreativa com o técnico desportivo, Tiago Cesar Silva de Azevedo.