Por Daniela Lima. Folha/Painel

Depois de o PSB ter adiado para o último dia possível, 5 de agosto, a decisão sobre o rumo que vai tomar na eleição presidencial, dirigentes do PT passaram a tratar como cada vez mais remotas as chances de uma aliança com o partido. Prevendo o pior, a avaliação interna é a de que os socialistas vão com Ciro Gomes (PDT) e devem levar o PCdoB junto.

Os petistas também devem se preocupar com o Pros. As conversas estavam bem encaminhadas, mas o aceno da Rede com a vice de Marina Silva para Maurício Rands (Pros-PE) pesou.

HAJA SALIVA – Os presidentes de siglas da esquerda –PT, PDT, PCdoB, PSB e PSOL– vão se reunir na semana que vem. O PCdoB vai voltar a pregar a tese da união em torno de um único nome, embora a admita que é difícil PT ou PDT abrirem mão de suas candidaturas ao Planalto.

AMOR À FARDA ? – Citado como opção para a vice de Jair Bolsonaro (PSL), o astronauta Marcos Pontes tornou-se alvo de críticas entre militares. Ele é tratado com desdém por ala das Forças Armadas que o acusa de, depois de chegar à Nasa com investimento federal, ter deixado a Aeronáutica para atuar na iniciativa privada. Dirigentes do PSL ainda apostam no nome do deputado Marcelo Álvaro Antônio (PSL-MG) para o posto. Avaliam que, entre os cotados, ele é o que mais agrega votos à chapa presidencial.

O desconforto de parte da direção do PSL com seu presidente interino, Gustavo Bebianno, começou em abril, quando ele divulgou vídeo desaconselhando filiações ao diretório do DF, que é ligado à antiga executiva da legenda.