TV Aparecida e a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) realizam nesta quinta-feira (20), às 21h30, um debate entre candidatos à Presidência da República nas eleições 2018. O HuffPost Brasil fará a cobertura em tempo real, com live tweeting. Propostas e embates serão detalhados nas postagens e também na página do HuffPost no Facebook e em textos no site.

Este será o primeiro debate com a presença de Fernando Haddad, enfim oficializado candidato do PT após o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter a candidatura barrada.

Também participarão os candidatos Alvaro Dias (Podemos), Cabo Daciolo (Patriota), Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB), Guilherme Boulos (PSol), Henrique Meirelles (MDB) e Marina Silva (Rede). A TV Aparecida deve informar nesta quarta-feira (19) se o candidato Jair Bolsonaro (PSL), que sofreu um ataque com faca e está hospitalizado, será representado de alguma forma.

O evento será realizado no Santuário Nacional, em Aparecida (SP). A transmissão será feita pela TV Aparecida, com retransmissão pela TV Cultura. Também será possível acompanhar o debate pelo rádio, na Rede Aparecida e na Rede Católica de Rádio, e pela internet, no Portal A12, do Santuário Nacional.

Regras e blocos
A TV Aparecida informou que convidou os candidatos de partidos ou coligações com no mínimo 5 parlamentares no Congresso Nacional, como exige a legislação. Quanto aos demais candidatos, as emissoras têm autonomia para convidar ou não. O debate será mediado pela jornalista Joyce Ribeiro e terá 3 horas de duração, com encerramento à 00h30.

O programa será dividido em 5 blocos. Na primeira parte, todos os candidatos responderão a uma mesma pergunta, feita por um arcebispo indicado pela presidência da CNBB. O segundo e o quarto blocos serão destinados a confronto direto entre os candidatos, com tema livre. No terceiro bloco, as perguntas serão feitas por jornalistas indicados pela Rede Aparecida de Comunicação.

No quinto e último bloco, os candidatos responderão a perguntas formuladas por bispos indicados pela CNBB e farão, ainda, as considerações finais.