UFRN conquista prêmio de inovação da Agência Nacional de Petróleo

 

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) conquistou, na manhã desta terça-feira, 23, o Prêmio da Agência Nacional de Petróleo (ANP) de Inovação Tecnológica, com a pesquisa sobre produção de biodiesel avançado proveniente de algas nativas com captura intensiva de gás carbônico. O projeto é coordenado pelo professor Graco Aurélio Viana, diretor do Centro de Biociências da UFRN.

Desenvolvida em parceria com a Universidade de Viçosa (UFV) e a Universidade do Rio de Janeiro (UFRJ), a pesquisa concorreu na categoria III, que engloba projetos desenvolvidos exclusivamente por instituição credenciada, em colaboração com a Petrobrás. Na mesma categoria, concorreram a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), a Petrobras e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Petrobras.

Prêmio ANP
O objetivo do Prêmio ANP é reconhecer e premiar os resultados associados a projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), que representem inovação tecnológica para o setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis desenvolvidos no Brasil por instituições de pesquisa credenciadas pela ANP, com recursos da Cláusula de PD&I presente nos contratos de Exploração e Produção (E&P).