Mercado da Moda cresce no Alto Oeste com novas oportunidades
Conclusão da primeira turma de Design de Moda da UnP é um dos marcos na qualificação dos profissionais da área

Com um mercado em ascensão no Alto Oeste potiguar e recebendo influências de parte do Ceará, a Moda é um dos segmentos promissores na região. Dentro dessa evolução, a necessidade de profissionais capacitados para atuar na área é cada vez maior. Porém, essa lacuna vem sendo preenchida rapidamente há dois anos e deve se consolidar cada vez com a formação da primeira turma de Design de Moda da UnP, integrante da rede Laureate, no Campus Mossoró.

O curso é pioneiro no Estado e a única Graduação oferecida na área por uma Instituição de Ensino Superior privada, começou a revolucionar o empreendedorismo na Capital do Oeste. “A chegada do Curso de Design de Moda foi um marco importante para a região justamente porque não havia exatamente um perfil de profissionais com esse nível de qualificação”, explica a Profa. Gigi Nascimento.

Por isso, ela lembra que a primeira turma foi formada, principalmente, por profissionais que já atuavam na área, mas que queriam agregar conhecimento ao seu trabalho. “Tínhamos uma turma extremamente atuante e capacitada, com um histórico na área de confecções ou mesmo com empresários da área”. Gigi avalia que o curso ajudou ao aluno aplicar os conhecimentos da sala de aula em suas empresas.

Marcas desenvolvidas pelos próprios alunos, que estavam iniciando na região quando o curso foi aberto, e que hoje já têm uma evolução. O aprendizado acadêmico ajudou os empresários-estudantes a terem uma visão diferenciada, inclusive trazendo ideias do mercado cearense que é forte em produtos locais. A docente cita como exemplo a marca M.Morena confeccionada em Mossoró e que hoje já conta com uma segunda loja no shopping Partage Mossoró.

APERFEIÇOAMENTO
Dentre os 27 concluintes que colaram grau no dia 31 de janeiro, Georgiano Azevedo respira a moda desde que era criança: a mãe foi lojista do ramo por 38 anos e ele sempre se interessou pela área. Com um currículo gigantesco que passa pelos trabalhos com a Tráfego Models, produção, desfile, styling e editorias de moda, ele diz que procurou o curso com o intuito de se aperfeiçoar.

“As pessoas me diziam: ‘mas você já é da moda, para que estudar?’. Mas foi uma experiência incrível para mim. Aprendi muito e passei minha experiência para muitas pessoas, dei a muitos a oportunidade de participar dos backstages de desfiles, trazendo essa prática para mais perto”, conta.

Ele acredita que, embora tenha muitos segmentos, o mercado de Moda na região Oeste deve continuar crescendo com o empreendedorismo local. “Hoje uma das melhores opções é trabalha com seu próprio negócio. Eu mesmo tenho vontade de terminar a coleção que montamos para o Trabalho de Conclusão de Curso e começar a vender através de pedidos”, revela.