Uma estreia cheia de celebrações, foi assim que o Chuva de Balas no País de Mossoró realizou sua primeira apresentação de 2019. Além de celebrar os 18 anos do espetáculo e os cem anos da Capela de São Vicente, esse ano o ponto alto do Chuva de Bala foi a homenagem aos 70 anos do cordelista mossoroense, Antônio Francisco.

Membro da Academia Brasileira de Cordel, Antônio Franscisco já foi homenageado em diversas cidades do país.  Esse ano, ele foi o grande homenageado da edição 2019 do espetáculo Chuva de Bala. “Eu já fui homenageado em muitas cidades, e na minha cidade, é ainda mais especial. Nasci aqui, me criei aqui, criei meus filhos. Então é um reconhecimento bonito, na minha cidade. E ainda mais eu estando vivo para ver. Fiquei emocionado em ver essa homenagem. Vim com toda a família toda assistir ao espetáculo”, se emocionou Antônio Francisco.

A Prefeita Rosalba Ciarlini assistiu à estreia do espetáculo ao lado do poeta mossoroense e frisou que a homenagem é mais do que justa. “Antônio Francisco é parte importante da cultura e da história de Mossoró, nada mais justo do que trazer sua obra em forma de homenagem num dos maiores espetáculos culturais de nossa cidade, que é o Chuva de Bala”, destacou a prefeita.

Todo o espetáculo se vestiu para homenagear o mossoroense. Já na abertura do espetáculo, os personagens do prólogo entraram vestidos com a camisa que o poeta costuma usar. Além disso, em outro ponto do espetáculo foram apresentadas as capas dos livros de cordéis que Antônio Francisco escreveu. Um mosaico foi composto no centro do palco, formando a imagem do poeta e o narrador também trouxe trechos de texto do mossoroense.

O figurino foi todo construído dentro da temática de Antônio Francisco, com cores mais leves e mais colorido do que no ano passado. E a estante onde ficam os músicos traz os elementos de uma bodega sertaneja, também em homenagem a Antônio Francisco.

Entre atores, bailarinos e músicos, 85 artistas mossoroenses participaram da encenação que mantém viva a história de resistência da cidade a tentativa de invasão do bando de Lampião. Aos 80 anos, Hetie Tavares Dias, é de Pelotas, no Rio Grande do Sul e veio assistir ao espetáculo pela segunda vez. “É lindo, maravilho, desde a primeira vez que assisti. Nunca tinha visto algo tão bonito assim. Lá a gente não tem essa cultura. Esse ano voltei para assistir. Vou sentir saudades da Cidade, fui muito bem recebida aqui”, frisou.

 

O espetáculo Chuva de Bala 2019 terá apresentações nos dias 15, 16, 20, 21, 22, 23, 27 e 28 de junho, sempre às 21h, no adro da Capela de São Vicente.