Aproveitar o potencial e estimular o desenvolvimento intelectual de seus estudantes é um dos principais deveres das escolas. No entanto, nem todas as instituições de Ensino Fundamental e Médio conseguem desenvolver ao máximo o talento de seus alunos, especialmente quando eles apresentam altas capacidades cognitivas.

Pensando nisso, o Instituto Metrópole Digital (IMD), unidade complementar da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), abriu seleção para ingresso no Programa Talento Metrópole, inciativa que oferece formação em Tecnologia da Informação (TI) para jovens com altas habilidades ou superdotação.

Inscrições

As inscrições para participar já estão abertas e seguem até o dia 27 junho, devendo ser feitas exclusivamente de modo online, por meio do formulário de inscrição. Também é necessário o envio de toda a documentação exigida no edital para o endereço talentometropole@imd.ufrn.br.

A seleção para ingresso no Talento acontece em duas etapas. A primeira consiste em um teste (de avaliação de habilidades em TI, inteligência e criatividade), a ser realizado no dia 29 de junho, às 8h, na sede do Instituto Metrópole Digital. Os 45 aprovados nessa fase irão participar da seguinte, que toma forma no Curso de Inverno do IMD – semana de formação e oficinas de TI, que vai acontecer de 8 a 12 de julho.

Com base na participação no Curso de Inverno, será feita análise de desempenho, com geração de média para cada participante. Os que atingirem as melhores médias serão convidados para participar do Talento Metrópole. O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 22 de julho, no portal do IMD, na aba específica de “Editais”.

Proposta

A proposta do Programa Talento Metrópole é voltada para estudantes com até 19 anos de idade, que estejam cursando o Ensino Médio ou os três últimos anos do Ensino Fundamental II (7º, 8º e 9º anos) de escolas públicas ou privadas. Os aprovados no programa participam de diversos cursos e oficinas, que desenvolvem as habilidades e potencializam as capacidades cognitivas com a produção tecnológica.

Para isso, ao participar do programa, o jovem é acompanhado por um tutor, com o qual desenvolve um plano individual de trabalho que abrange interesses, habilidades e competências. Além disso, é permitido ao aluno cursar componentes curriculares de diferentes níveis de formação, inclusive de graduação e pós-graduação, contando sempre com a assistência de uma equipe especializada.

Fonte: Assessoria