A professora Isaura Amélia assumiu nesta sexta-feira, 28, a pasta, antes ocupada por Eduardo Falcão, na Secretaria Municipal de Cultura. Isaura já foi Diretora-Presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN) e da Fundação José Augusto. Tem experiência na área de educação, cultura, sociologia, ciência e tecnologia. Em Mossoró conduziu a área de cultura, sendo fundamental para consolidação do Mossoró Cidade Junina, além de idealizadora do Auto da Liberdade.

Recém-chegada à Cultura, ela falou sobre expectativa para os novos projetos e a consolidação dos já existentes. Um destaque é a criação da Pinacoteca de Mossoró, que será instalada na parte superior do Museu Histórico Lauro da Escóssia. “É um sonho que está sendo trabalhado há muito tempo. Conseguimos junto ao deputado Beto Rosado emendas que vão oportunizar a restauração do Museu, para que na parte superior seja instalada a Pinacoteca”, destacou Isaura Amélia.

A Pinacoteca é uma ação em conjunto com as universidades. O acervo é uma disponibilização da própria secretária, com mais de mil itens, que serão cedidos em comodato para a Prefeitura de Mossoró. “Nós temos peças de todos os artistas da cidade e da maioria dos artistas do Estado”, acrescentou a secretária.

Dos projetos já existentes o destaque é para o Mossoró Cidade Junina, que este ano está na sua 24ª edição. “Quanto ao Cidade Junina, vamos dar continuidade a um trabalho já existente. A festa só tem crescido ao longo dos anos.  Vamos trabalhar para que ele se consolide cada vez mais, seguindo a proposta de São João mais cultural do país”, concluiu a secretária.