A Prefeitura de Mossoró, por meio do Departamento de Parques e Jardins, deu início ao plantio de mudas em diversos bairros da cidade. A iniciativa, que ocorre por meio de convênio firmado com a UFERSA, tem como objetivo o plantio de 10 mil espécies em 2 anos.

O trabalho iniciou pelo bairro Nova Betânia e já contou com 236 espécies plantadas. “Estamos priorizando plantas nativas, com cerca de 80% dessas espécies entre mudas arbóreas, medicinais e frutíferas”, explica Nôra Aires, gerente do Departamento de Parques e Jardins. Dentre as que estão sendo utilizadas são Ipê Rosa e Ipê Roxo, Craibeira, Oiti, Timbaúba, além de cajueiro, cajarana, entre outras.

Na semana anterior as equipes iniciaram o plantio no canteiro central da Avenida Mota Netto, em frente à Unidade Básica de Saúde Chico Porto. “Lá nesse trecho estamos ajudando a organizar em um canteiro que a população já começou. Os moradores e servidores das unidades montaram um caramanchão, com captação de pallets, nada comprado”, mostra Nôra. Segundo Rafaella Rayane, engenheira agrônoma do departamento, a participação dos moradores é fundamental. “Precisamos incentivar na população o hábito de cuidar das espécies, de disseminar a ideia de que cada um de nós pode colaborar com a arborização e conservação do meio ambiente”, continua.

Até junho serão contemplados os seguintes bairros: Nova Betânia, Aeroporto, Belo Horizonte, Centro, Paredões, Barrocas, Santo Antônio, Conjunto Wilson Rosado, Conjunto Nova Mossoró e comunidade do Jucuri. “A nossa ideia é que no segundo semestre outros bairros sejam contemplados”, complementa Nôra.

Em parceria com a UFERSA, as mudas são doadas pela universidade e a Prefeitura é responsável pela execução.

Em áreas públicas, a partir da análise do local, são selecionadas as espécies que tenham porte, forma e tamanho de copa compatível com o espaço disponível para o plantio. As árvores de grande porte são as que possuem acima de 10 metros de altura, as de médio são as de 5 metros a 10 metros e as de pequeno porte com até 5 metros de altura.

Uma espécie que deve ser evitada em áreas urbanas é o Neem, devido ao crescimento de raízes que provocam problemas em canteiros e vias públicas. Mesmo assim, a remoção de árvores em áreas públicas só deve ocorrer mediante autorização do departamento que enviará um profissional habilitado para adotar as providências necessárias. Para informações a população deve acionar através do número 3315-4769