A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte (Sesap) atualizou os dados do coronavírus no RN nesta quinta-feira (30). O mais recente boletim epidemiológico soma 1177 casos de Covid-19 no RN. São 91 a mais que na quarta-feira(29), quando registrou 1086 infectados. Agora são 56 mortes causadas pela pandemia no estado com 02 óbitos registrado nas últimas 24h. O número de suspeitos chega a 4792 – 62 a mais que na quarta-feira – (4730). Os casos descartados são 3.869, enquanto no boletim anterior eram 3.619. O número de curados registra 381 pacientes

Durante a coletiva desta quinta-feira, o secretário de Saúde afirmou que hoje começam a funcionar os leitos do Hospital da Polícia, em Natal. Inicialmente, segundo ele, inicialmente serão cinco leitos de UTI. “Serão ativados logo, logo dez e depois, na sequência, até o patamar de 25 leites, à proporção que formos enfrentando os gargalos de UTI e de insumos”, disse.

“Em Natal temos para anunciar que amanhã o Giselda estará funcionando de forma plena, com 25 leitos de assistência ventilatória como está previsto”, acrescentou.

Já em Mossoró, segundo Cipriano Maia, a partir de amanhã, 1º, estará em funcionamento a assistência pediátrica, inicialmente com três leitos de UTI, no Hospital Wilson Rosado, através da pactuação do Estado com o Município. Também amanhã, o Hospital São Luiz deve funcionar, inicialmente, com 15 leitos clínicos e dez leitos de UTI.

Cipriano Maia informou ainda que hoje foi publicado no Diário Oficial chamada pública para credenciamento de leitos na rede privada, a serem utilizados, caso se esgotem os leitos da rede pública e seja necessário encaminhar os pacientes que necessitem, principalmente, de UTI.

O secretário lembrou da necessidade de reduzir a circulação do vírus. “Diminuir o ritmo da transmissão tem sido a palavra de ordem por todos aqueles que têm responsabilidade na condição da pandemia”, afirmou.

Ele também voltou a falar da necessidade de trabalhar na questão do acesso aos bancos e dos cuidados, sobretudo das pessoas idosas e com comorbidades.