É importante comemorar chuvas e lembrar do uso racional da água

Passamos por um momento de conscientização em relação a muitas práticas diárias. A pandemia do novo coronavírus nos fez repensar hábitos. Ao mesmo tempo, o Rio Grande do Norte comemora chuvas em várias regiões. O inverno encerrou uma seca de oito anos. Mesmo com muitos vídeos que recebemos de reservatórios transbordando, temos que lembrar das nossas práticas diárias sobre o uso correto da água.

Estamos mais tempo em casa, passamos a usar mais água e por vezes não temos essa percepção. Mas estamos lavando mais louça, mais roupa, higienizando mais as mãos. Vamos comemorar as chuvas, mas lembrando a importância da água que nos fez tanta falta no período seco. A boa notícia é que a barragem Armando Ribeiro Gonçalves ultrapassou o volume de 50%. Em janeiro de 2018, ela chegou a entrar em volume morto, ou seja, praticamente seca.

O maior reservatório do Estado, a Armando Ribeiro, atende 29 cidades em diversas regiões, entre elas a segunda maior cidade do Estado: Mossoró. “Em 2018 chegamos a viver momentos dramáticos quando a Armando Ribeiro chegou ao volume morto. Por ser uma barragem grande, o volume morto ainda dava para abastecer por algums meses, mas foi um momento muito crítico gerado pela seca”, relembra Márcio Bruno Dantas, gerente da Regional Oeste. As cidades atendidas pela adutora Médio Oeste, como Patu e Messias Targino, tiveram muitas paradas ao longo dos últimos anos em função da escassez de água. Elas também são abastecidas pela Armando Ribeiro.

Márcio Bruno reforça que é importante comemorar, mas sempre evitando o desperdício e registrando junto à Caern vazamentos de água que os clientes encontrem nas cidades do Rio Grande do Norte. Vazamentos internos e transbordamentos em caixas de água devem ser resolvidos o mais rápido possível nas residências. É importante que os clientes aproveitem o tempo dentro de casa para fazer os reparos e colocar boias em suas caixas de água.

Regiões castigadas pela seca nos últimos anos, o Alto Oeste e o Seridó, vêm registrando chuvas e conseguindo elevar o nível de seus reservatórios. A barragem de Pau dos Ferros entrou em colapso em 2015. Conseguiu chegar a 11% em 2018, mas voltou a secar em setembro de 2019. Atualmente, a barragem de Pau dos Ferros já ultrapassa os 30%, com boa perspectiva de aumentar seu volume. Já a barragem de Apodi, responsável pelo abastecimento de diversas cidades por meio da adutora Alto Oeste chegou também e vai ultrapassando os 35%.

O açude Dourado em Currais Novos já sangrou pela segunda vez. O gigante Gargalheiras está se recuperando, atingindo cota acima de 30%. Em 2015, a Caern deixou de captar água do Gargalheiras porque ele secou. A Companhia reforça a importância de usar água com planejamento e fazendo o uso racional. Sempre que possível fazer reúso para lavagens em áreas de serviço e banheiros. A pandemia do novo coronavírus tem despertado o cuidado com o outro. Vamos também garantir água para todos fazendo a nossa parte com consciência.

Fonte: Assessoria