Por Ednei José Dutra de Freitas

A pandemia da Covid-19 deve ser um alerta para um mundo que aceita a longa sombra da China sobre as cadeias de suprimentos globais já por muito tempo. Somente reduzindo a influência econômica global da China – começando no setor farmacêutico – o mundo pode ser mantido a salvo das patologias políticas do país.

O novo coronavírus se espalhou para mais de 100 países – causando distúrbios sociais, danos econômicos, doenças e morte – principalmente porque as autoridades na China, onde surgiu o problema, suprimiram inicialmente as informações sobre ele.

GRATIDÃO DO MUNDO? – No entanto, a China agora está agindo como se sua decisão de não limitar as exportações de ingredientes farmacêuticos ativos (APIs) e suprimentos médicos – da qual é o fornecedor global dominante – como se fosse um ato de princípios e generoso, digno da gratidão do mundo.

Quando a primeira evidência clínica de um novo vírus mortal surgiu em Wuhan, as autoridades chinesas falharam em alertar o público por semanas e perseguiram, repreenderam e detiveram aqueles que o fizeram.

Essa abordagem não é surpresa: a China tem uma longa história de “matar” o mensageiro. Seus líderes encobriram a síndrome respiratória aguda grave (SARS), outro coronavírus, por mais de um mês após o surgimento em 2002, e mantiveram o médico que tocou o apito sob custódia militar por 45 dias. A SARS finalmente matou cerca de 800 pessoas e contaminou mais de 8 mil em 26 países.

SOB SIGILO OFICIAL – Desta vez, a propensão ao sigilo do Partido Comunista da China foi reforçada pela ânsia do presidente Xi Jinping de ser percebido como um homem forte no controle, apoiado por um PCC fortificado. Mas, como na epidemia de SARS, os líderes da China tentaram mantê-la em sigilo por muito tempo. Uma vez detectados casos de Covid-19 vinculados a Wuhan na Tailândia e na Coréia do Sul , eles tiveram pouca escolha a não ser reconhecer a epidemia.

Cerca de duas semanas após Xi rejeitar a recomendação dos cientistas de declarar um estado de emergência, o governo anunciou medidas de contenção de mão pesada , incluindo colocar milhões em bloqueio. Mas era tarde demais: muitos milhares de chineses já estavam infectados com Covid-19 e o vírus estava se espalhando rapidamente no exterior.

DOIS MESES FATAIS – O conselheiro de segurança nacional dos EUA, Robert O’Brien, disse que o encobrimento inicial da China “provavelmente custou à comunidade mundial dois meses para responder”, exacerbando o surto global.

Além da escalada da emergência mundial da saúde, que já matou milhares, a pandemia interrompeu o comércio e as viagens normais, forçou o fechamento de muitas escolas, afetou o sistema financeiro internacional e afundou os mercados de ações globais. Com a queda dos preços do petróleo, uma recessão global é inevitável.

Nada disso teria acontecido se a China tivesse respondido rapidamente às evidências do novo vírus mortal, surgido do mercado de animais exótico ou criado por manipulações de um laboratório em Wuhan. O governo de Pequim deveria ter alertado o público e implementado medidas de contenção.

TAIWAN E VIETNà– De fato, Taiwan e Vietnã mostraram a diferença que uma resposta proativa pode fazer. Taiwan, aprendendo com sua experiência com a SARS, instituiu medidas preventivas, incluindo inspeções de voo, antes mesmo dos líderes da China reconhecerem o surto. Da mesma forma, o Vietnã interrompeu rapidamente os vôos da China e fechou todas as escolas. Ambas as respostas reconheceram a necessidade de transparência, incluindo atualizações sobre o número e localização de infecções e orientações públicas sobre como se proteger contra a Covid-19.

Graças às políticas de seus governos, Taiwan e Vietnã – que
normalmente recebem um grande número de viajantes da China diariamente – mantiveram um total de casos abaixo de 50. Os vizinhos mais lentos na implementação de medidas semelhantes, como Japão e Coréia do Sul, foram atingidos com milhares de infectados e vítimas fatais.