Semana do Meio Ambiente começa no TRT-RN com a apresentação de resultados que atestam a sustentabilidade do Tribunal.
Na semana em que é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), o Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) deu início, nesta segunda (1º), à XI Semana do Meio Ambiente.

Para marcar a data, a Divisão de Comunicação Social do TRT-RN produziu um vídeo que apresenta os principais pontos de sustentabilidade alcançados pelo Tribunal na execução do seu Plano de Logística Sustentável (PLS).

Nos últimos anos, houve uma redução de 71% do consumo de papel e de 88% do consumo de copos plásticos nas unidades judiciárias da capital e do interior do Estado.

Entre 2014 e 2019, o consumo anual de papel branco e reciclado do TRT-RN saiu de 5.829 resmas (2014) para 1.691 resmas (2019). No mesmo período, o consumo de copos descartáveis pelos magistrados, servidores, advogados e público externo do TRT-RN também foi reduzido, passando de 770 mil (2014) para apenas 93 mil unidades (2019).

Também entre os anos de 2014 e 2019, houve uma diminuição do consumo de energia elétrica na Justiça do Trabalho potiguar de 3.159.186 kWh para 2.455.127 kWh: mais de 700 mil KW, que é uma redução de 22%.

Um dos motivos para a redução foi a mudança no horário de funcionamento do Tribunal e das Varas do Trabalho e a substituição de cinco mil lâmpadas fluorescentes por luzes de LED, além da aquisição de aparelhos de ar-condicionado mais eficientes.

Houve, também, a redução do desperdício de água em 5,8 mil m³ e serviço de coleta seletiva para a destinação adequada dos resíduos sólidos.

Para Yoanna Guerra, chefe do setor de Responsabilidade Socioambiental e Acessibilidade do TRT-RN, a Semana do Meio Ambiente é uma oportunidade para debater ações que permitam ao Tribunal seguir sustentável e socialmente favorável, além de permitir a prestação de contas dos avanços já conquistados pela Justiça do Trabalho do Rio Grande do Norte.

Link para o vídeo no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=0-UIVx1xfts&feature=youtu.be