O deputado Fábio Faria (PSD-RN) tomou posse no fim da manhã desta quarta-feira (17) como titular do Ministério das Comunicações. A nova pasta foi desmembrada do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, chefiado por Marcos Pontes.

Fábio Faria foi nomeado em meio ao seu bom trânsito entre os congressistas e de sua relação de confiança com o presidente Jair Bolsonaro. O prefeito de Natal Álvaro Dias; o presidente da Assembleia, deputado Ezequiel Ferreira; e a prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini, deverão marcar presença, ao lado de outros potiguares.

Os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, e do Superior Tribunal de Justiça (STJ), João Otávio de Noronha, compareceram à cerimônia mas não discursaram ao microfone. Segundo Fábio Faria, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) acabou se atrasando.

Em seu discurso de posse, Fábio Faria adota tom conciliador entre os Poderes.

Começou com uma extensa lista de agradecimentos, chamando Rodrigo Maia de “amigo de mais de 14 anos”, Davi Alcolumbre de “irmão” e se disse “honrado” com a presença de Dias Toffoli, Bruno Dantas e João Otávio de Noronha.

“Vivemos hoje dias turbulentos, com uma pandemia sem precedentes. O novo Coronavírus surpreendeu o mundo, e mudou nossas vidas. Impactou fortemente a economia do mundo, e afetou o nosso Brasil, que já se recuperava, ministro Paulo Guedes, pelas medidas adotadas pelo atual governo e apoio do Congresso Nacional.”

Entre as atribuições da nova pasta, estão: política nacional de telecomunicações; política nacional de radiodifusão; política de comunicação e divulgação do governo federal. O atual chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Fábio Wajngarten, será secretário-executivo da pasta.
O novo ministério também será responsável por Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Correios, Telebrás e Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Agência Brasil