PRÊMIO LITERÁRIO ENFATIZARÁ VIDA E OBRA

DE  NÍSIA FLORESTA EM VERSOS DE CORDÉIS

 

Apesar da importância histórica e literária de Nísia Floresta não só para o Brasil, mas para o mundo, a autora ainda continua desconhecida por uma grande parcela da população. Esse fato tem sido explicado pelo aspecto da escritora ter vivido grande parte da sua vida no exterior.

 Mas, estudo aprofundados sobre o tema ressaltam que essa pouca difusão da autora se deve ao silêncio imposto à voz das mulheres, principalmente a Nísia, que numa época de poucas liberdades ousou contestar a dominação histórica do sistema patriarcado. Soma-se a isso o descuido com a memória nacional e a ausência de políticas públicas que reparem essa dívida histórica.

 Em 2020 é comemorado os 210 anos do nascimento da escritora. E para celebrar à altura uma data tão importante, o Museu Nísia Floresta e o Centro de Documentação e Comunicação Popular – CECOP, lançam o Prêmio Nísia Floresta de Literatura – 210 anos.

 O Prêmio, de abrangência nacional, contemplará a seleção e premiação de obras literárias inéditas no gênero literatura de cordel, escrita no idioma português do Brasil, aberto à participação de poetas populares, natos ou naturalizados, a partir dos 18 anos de idade.

 “O Prêmio Nísia Floresta de Literatura tem como objetivo contribuir para a difusão da memória, história e da obra da escritora Nísia Floresta através da instituição de um prêmio. E através dessa prática, incentivar a produção literária em todo o território nacional a partir da literatura de cordel” – afirmou Talita Barbosa, coordenadora do Museu Nísia Floresta.

 O concurso realizará a seleção e premiação de obras literárias inéditas no gênero literatura de cordel, aberto à participação de poetas populares. Os três primeiros colocados receberão prêmios em dinheiro e os 20 melhores textos em cordéis irão compor a publicação de um livro. O Prêmio Nísia Floresta de Literatura é parte das ações do III Festival Literário Nísia Floresta que foi contemplado no edital de seleção pública Feiras e Ações Literárias do Ministério da Cidadania.

Para Raimundo Melo, coordenador do CECOP, num momento de crise política, sanitária, de isolamento social e ataques virulentos à cultura brasileira, o Prêmio Literário Nísia Floresta estimula um mergulho na vida e obra dessa importante escritora potiguar, ao mesmo tempo que estimula a produção e difusão do cordel como patrimônio imaterial do país.

 As inscrições para participação no prêmio literário serão realizadas no período de 18 de junho até às 23h59 do dia 01 de agosto de 2020, através do endereço eletrônico:  premionisiafloresta@gmail.com . O resultado final tem previsão de anúncio para o mês de outubro de 2020. Informações sobre o Prêmio Nísia Floresta de Literatura, Edital e demais anexos necessários à inscrição, estão disponíveis no site: www.premionisiafloresta.com.br/ .

Fonte: Assessoria