Na manhã desta terça-feira (14), o vice-governador, Antenor Roberto; o  Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), João Maria Cavalcanti; o Secretário de Infraestrutura (SIN), Gustavo Rosado; o Secretário de Planejamento e das Finanças (SEPLAN), Aldermir Freire; o Diretor Presidente de Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), Roberto Linhares, e equipe técnica da Caern, estiveram reunidos, em videoconferência, com o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) Gustavo Montezano, além do superintendente Pedro Bruno, Guilherme e responsáveis  pela área de saneamento no Nordeste. Na pauta o Saneamento Básico e as oportunidades de crescimento.

Na véspera da provável sanção presidencial do novo Marco Legal do Saneamento Básico, a reunião traz pontos interessantes para o Estado. “Na reunião foram tratadas as Parcerias Público-Privadas e sobre modelagem de atuação BNDES-Caern e setor privado. Esses temas ganham ainda mais importância com o novo Marco. É um novo passo da Companhia em busca da universalização”, afirma Roberto Linhares.

SEMARH

Na oportunidade, o titular da Semarh apresentou dois projetos em discussão na pasta atualmente na área de saneamento. Um deles consiste na implantação de adutoras para a reutilização de água tratada a partir de duas Estações de Tratamento de Esgotos: a ETE Jundiaí-Guarapes e a ETE Jaguaribe, na Zona Norte. O Secretário destacou que a Semarh está finalizando os termos de referência para contratar um estudo que analise a viabilidade a  viabilidade técnica, econômica e ambiental para implantação dos sistemas apresentados.

“Como a Agência Nacional de águas (ANA) já demonstrou interesse em nos apoiar financeiramente na elaboração dos estudos, apresentamos os projetos na tentativa de buscar apoio também para a implantação das obras no futuro. É interessante mostrar ao Banco que o RN já tem uma cartela de planos e projetos e está priorizando várias ações na área de saneamento básico” disse João Maria.

Fonte: Assessoria