A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) vai alterar os critérios para a realização do exame para a covid-19 a partir desta sexta-feira, 24, na rede pública de Saúde. O exame RT-PCR, tipo considerado mais adequado para a testagem até o sétimo dia de sintomas, vai ser ampliado para ser testado em qualquer paciente com sintomas gripais. Até esta quinta-feira, 23, ele era destinado apenas a idosos, pessoas com comorbidades, profissionais da saúde e da segurança pública.

“Nós passaremos a ter um momento de ampliação dessa testagem em todos os municípios do Rio Grande do Norte, através do Laboratório Central em Saúde Pública (Lacen/RN). À medida que essa demanda for aumentando, se necessário, usaremos o apoio do Ministério da Saúde, para envio de exames ao centro de testagem”, explicou a subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap/RN, Alessandra Lucchesi. O Rio Grande do Norte chegou nesta quinta-feira a 1.650 mortes e 46.056 casos confirmados da  Segundo a Sesap, outros 200 óbitos estão em investigação e mais 57.908 casos são suspeitos de infecção pelo novo coronavírus.

De acordo com Alessandra Lucchesi, o Estado segue com tendência de queda na incidência e na taxa de mortalidade. “Não é o momento de relaxamento das medidas de prevenção. É necessário que seja observada  a permanência da adoção das medidas preventivas e de proteção, para que possamos manter essa tendência de queda”, disse Lucchesi.

Tribuna da Norte