O RN registrou nesta segunda-feira (27) seu menor índice de ocupação de leitos críticos de Covid-19 desde o início da pandemia. A taxa registrada foi 66,9%, de acordo com os dados divulgados pela plataforma Regula RN, disponibilizada pela Universidade Federal do RN (UFRN), em parceria com o Governo do Estado.

De acordo com as estatísticas, dos 306 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponíveis, 205 estavam ocupados e 85 disponíveis até às 6h45 desta segunda. Os outros 16 estão bloqueados.

Os leitos clínicos apresentam uma estatística ainda inferior. Conforme consta na plataforma, 56,67% estão ocupados. Mas, apesar do baixo índice, o número de leitos bloqueados faz com que não haja tanta diferença na quantidade de leitos disponíveis clínicos (28,7%) e de UTI (27,7%).

De acordo com levantamento divulgado no Boletim do Observatório Fiocruz Covid-19 no último dia 21, o RN é o terceiro estado do Brasil em número proporcionais de leitos de para adultos. Além disto, o RN também é o 5º no ranking dos estados que apresentam tendência à queda do número de mortes.

Segundo o último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), 1.678 pessoas já morreram em decorrência da Covid-19 e 47.926 pessoas já foram infectadas pelo novo coronavírus.