Começa vacinação contra sarampo para pessoas de 20 a 49 anos.
Seguindo orientações do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde começa hoje (3), a Campanha de Intensificação da Imunização Contra o Sarampo. A ação tem como público-alvo adultos entre 20 e 49 anos. A vacinação segue até o dia 31 de agosto.

Responsável pela realização da campanha em Mossoró, o coordenador municipal de Imunizações, Etevaldo de Lima, afirma que a ação disponibilizará a vacina tríplice viral. Ele destaca que a campanha deve ser aproveitada como uma oportunidade para atualização do cartão de vacina dos adultos que fazem parte do grupo prioritário.
A vacina tríplice viral é contra indicada para gestantes, assim orienta-se que a imunização seja realizada logo no puerpério. Outra orientação para as mulheres é evitar gravidez no período de 30 dias após a administração da vacina.
O público-alvo da campanha deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu bairro, para receber a dose da vacina, caso se encaixe no perfil. Assim, como aconteceu durante a Campanha de Vacinação Contra Influenza (H1N1), o Ministério da Saúde orienta que frente a situação de Pandemia, cada UBS deverá montar seu plano de ação para busca do público-alvo de acordo com a realidade do local em que está inserida, respeitando o distanciamente e evitando aglomerações.
Sarampo no Brasil
Desde fevereiro 2018, o vírus do sarampo voltou a circular no Brasil. De acordo com dados do Ministério da Saúde, até março de 2020, no país foram registrados 29.233 casos confirmados, com 30 óbitos pela doença. E o último Boletim Epidemiológico informa que neste ano, até 27 de junho, foram confirmados 5.642 casos de sarampo em 21 estados, além de cinco óbitos, e o Brasil permanece com surto de sarampo nas cinco regiões, com 11 estados com circulação ativa do vírus.