Colégio Diocesano ganha prêmio ‘Escolas que Inspiram’ com projeto Diomathema

O inovador projeto Diomathema, desenvolvido pelo Colégio Diocesano Santa Luzia para os estudos da Matemática, foi o grande vencedor da primeira edição do ‘Prêmio Escolas que Inspiram’ na categoria ‘Práticas Pedagógicas’, concorrendo entre instituição de ensino de todo o país que são filiadas ao Sistema Ari de Sá Plataforma de Educação. O resultado foi anunciado no último dia 12 de agosto.

A condecoração tem a finalidade de reconhecer o desempenho das 860 escolas parceiras do SAS, seja por meio do alcance de resultados no vestibular, do engajamento com soluções de tecnologia educacional, ou do desenvolvimento de práticas pedagógicas de excelência.

As categorias disputadas pelas participantes foram sete: ‘Práticas Pedagógicas’, ‘Educação Infantil’, ‘Formação Pedagógica’, ‘Inovação’, ‘Gestão de Excelência’, ‘Alto Desempenho’ e ‘Engajamento EUREKA!’.

Os colégios foram rigorosamente avaliados por uma banca composta por especialistas do SAS e por renomados profissionais da educação nacional, como Cláudia Costin (Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais), Mozart Neves Ramos (Instituto de Estudos Avançados da USP), Rafael Parente (BEI Educação) e Sônia Colombo (HUMUS Consultoria).

DIOMATHEMA – O projeto propõe redimensionar o ensino da matemática, estimulando o interesse dos estudantes pela disciplina, contextualizando conteúdos, criando conexões com o cotidiano, desenvolvendo o raciocínio lógico, a capacidade criativa e instigando a comunidade escolar a comunicar-se matematicamente.

O projeto estima minimizar dificuldades encontradas ao longo do processo letivo e também prevenir problemas futuros de aprendizagem no que diz respeito aos conteúdos trabalhados no ensino da matemática.