O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concluiu, hoje, o teste público de segurança do sistema de votação que será utilizado nas eleições municipais deste ano. De acordo com o tribunal, o sistema está pronto para ser colocado em operação.

O primeiro turno deve ser realizado em 15 de novembro, após um adiamento motivado pela pandemia do coronavírus. Mais cedo, o TSE informou que o horário de votação será ampliado na tentativa de reduzir filas e aglomerações nos locais. Durante três dias, especialistas em tecnologia tentaram executar planos de ataque ao sistema que armazena os dados das eleições, mas não obtiveram sucesso.

Esse sistema é chamado de Gedai e recebe dados de eleitores, candidatos, além de todos os programas inseridos na urna. O Gedai também faz gravações em mídias digitais e essas mídias transferem os dados para a urna eletrônica.

De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Janino, um grupo composto por peritos da Polícia Federal chegou a superar uma das camadas de proteção do sistema, mas não obteve êxito ao tentar invadir a área principal.

Fazendo uma analogia com uma residência, Janino afirmou que os especialistas conseguiram pular o muro, mas não chegaram a entrar na casa.

“Agora à tarde, a equipe conseguiu passar pelo SIS [muro], como se conseguissem pular a cerca, só que onde está o Gedai foram fortalecidas as portas, as trancas, as fechaduras, e não conseguiram entrar no Gedai para fazer qualquer estrago”, afirmou.

“Para o nosso entendimento, foi um grande sucesso, no sentido de colocar o sistema à prova, utilizar a contribuição dos peritos e fortalecer o sistema eleitoral. Isso evidencia que o sistema está pronto para ser colocado em operação e muito mais fortalecido”, acrescentou o secretário do TSE.