O secretário estadual de Educação, Getúlio Marques, anunciou nesta quinta-feira 3 o retorno das aulas presenciais para as redes pública e privada de ensino no Rio Grande do Norte a partir do dia 5 de outubro. Até a próxima semana, a Secretaria Estadual de Educação e Cultura (Seec) vai publicar o protocolo com regras sanitárias para a retomada das atividades nas escolas de todo o Estado.

“Serão duas semanas após do fim do decreto atual que suspendeu as aulas [14 de setembro] para termos a possibilidade de que todas as escolas se preparem para este retorno”, afirmou Getúlio.

Segundo a versão preliminar no protocolo biossanitário para a retomada das aulas nas escolas potiguares, as atividades serão reiniciadas de forma gradual, por meio de rodízio, de acordo com percentual e periodicidade estabelecidos.

A medida visa reduzir o número de estudantes de cada escola, garantindo a segurança da comunidade escolar, de forma a organizar as turmas com menos pessoas nas turmas por turno de funcionamento, a fim de evitar aglomerações no espaço escolar.

A ideia é que no formato de rodízio seja estabelecido seja em média de ocupação da sala de aula em 30%, garantindo-se, igualmente, o quantitativo de funcionários terceirizados e pessoal de apoio adequado e seguro para o funcionamento da unidade escolar no que se refere às normas de higienização e serviço de merenda.

A alternância para a presença dos alunos deverá ser semanal ou quinzenal, bem com também devem ser definidos a redistribuição por horários, dias, turmas, ano e série, etapas e modalidades, o fluxo dos tempos escolares como entrada, saída, intervalo, merenda e os usos dos espaços pedagógicos das escolas, como quadra de esportes, laboratórios de ciências e informática, de modo a não acarretar prejuízos na aprendizagem do estudante.

A Secretaria de Educação também aponta a necessidade de escalonar o retorno às atividades presenciais, para maior controle da situação e como forma de dar tempo às equipes das unidades para se familiarizarem com a nova organização do trabalho.

O documento, com 80 páginas, ainda precisa ser referendado pelo Comitê Científico Estadual de Enfrentamento à Covid-19. A lista final de regras para o retorno das atividades da educação estadual será publicado até a próxima semana.

No Rio Grande do Norte, as aulas foram suspensas no dia 18 de março. Além disso, segundo Getúlio Marques, será feito um trabalho com as prefeituras potiguares – com o auxílio das secretarias municipais de saúde – para o monitoramento de casos suspeitos ou de confirmações de casos de Covid-19 entre alunos, professores e funcionários das escolas.

Agora RN