O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) inicia nesta sexta-feira (18), por meio das suas redes sociais, as ações direcionadas a Semana Nacional de Trânsito 2020, que segue até o próximo dia 25. Neste ano, o Órgão vai atuar utilizando exclusivamente os meios eletrônicos de divulgação, levando as atividades de conscientização, educação e mudança de maus hábitos às redes sociais, utilizando cards pedagógicos, vídeos informativos e lives focadas no tema: “Perceba o Risco. Proteja a Vida”.
Um ponto importante da Semana é que o Detran vai agir com atividades integradas com o órgão de trânsito nacional, a exemplo do Denatran, compartilhando e dando maior visibilidade nas redes ao material educativo produzindo por esse órgão, mesclando a campanha estadual com informativos de segurança de trânsito nacional. “Devido a pandemia do Covid-19 estamos trabalhando uma nova fórmula de conscientização com ações de segurança e educação centralizadas nas redes sociais”, explicou o diretor-geral do Detran, Jonielson Pereira.
O plano é conduzir a Semana Nacional de Trânsito (SNT) fortalecendo a proteção à vida. Mostrando que o cidadão, seja ele condutor, motociclista, ciclista ou pedestre, deve ter como fator principal de conduta no trânsito a sua proteção e a de todas as pessoas que fazem parte do tráfego. “O trânsito é um lugar de compartilhamento e a construção da segurança é responsabilidade de todos”, comentou o subcoordenador de Educação de Trânsito do Detran, Flávio Câmara.
Além das ações educativas realizadas nas redes sociais, o Detran vai se manter com atividades de fiscalização ocorrendo em todo o estado operadas pelo Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE). As fiscalizações vão ser direcionadas, principalmente, para o combate a embriaguez ao volante, itens de segurança e documentação legal do condutor e veículo.
A realização da SNT 2020 visa preservar vidas, por meio de ações de conscientização voltadas para educação, engenharia e fiscalização de trânsito, seguindo as recomendações contidas no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS), uma vez que os acidentes no trânsito constituem uma das maiores causas de mortes no mundo, ou seja, cerca de 1,25 milhão de vidas humanas são tiradas por ano.
A SNT é prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e tem a finalidade de conscientizar a sociedade para a criação de um ambiente favorável de valorização da vida, focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir a segurança e o direito de ir e vir dos cidadãos no trânsito.