Considerado maior colégio eleitoral da região do Seridó com 43 mil eleitores, a cidade de Caicó deve protagonizar uma disputa pela prefeitura com pelo menos sete pré-candidaturas.

O atual prefeito Batata do MDB é pré-candidato a reeleição e escolheu o agropecuarista Walfredo Lopes, o Barra como seu companheiro de chapa. Barra é um dos bacuraus mais históricos de Caicó, e ambos tiveram suas pré-candidaturas homologadas na convenção de ontem, que contou com as presenças de lideranças estaduais, dentre elas o deputado federal General Girão.

Outra pré-candidatura é a do médico Judas Tadeu, afilhado político do deputado estadual Vivaldo Costa. Filiado ao PSDB, Tadeu tem formado um palanque que agrega gregos e troianos, partidos aliados e adversários do Governo Fátima Bezerra. Estão no projeto de Tadeu PSDB, DEM, PT, PC do B, PSD, PL, dentre outros. O nome escolhido para ser o companheiro de chapa de Dr. Tadeu é o do empresário Toinho da Ótica Graciosa, nome indicado pelo PL.

O Solidariedade também tem pré-candidato à prefeitura de Caicó. Trata-se do ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, administrador de empresas Diego Vale. Sua vice é do mesmo partido, e será a artesã conhecida como Vilma Medeiros. Diego praticamente não fez coligações com outros partidos na majoritária.

Arthur Maynard é outro pré-candidato a prefeito de Caicó. Filiado ao PSB e pessoa bastante ligada ao deputado federal Rafael Mota, Arthur vai para a sua segunda disputa política. Nas eleições de 2016 foi um dos candidatos a vereador mais votado de sua coligação, tendo 1.117 votos, porém não se elegeu por causa do quociente eleitoral.

O PSC indicou em recente convenção o companheiro de chapa de Arthur, e será o ex-prefeito Roberto Germano, que após as eleições de 2016 quando foi derrotado por Batata deixou o MDB e se afastou politicamente do grupo liderado em Caicó pelo prefeito de Natal, Álvaro Dias.

Outro pré-candidato a prefeito é Chico da CAERN. Filiado ao PV, Francisco é funcionário da Companhia de Águas e Esgotos e aposta também em chapa puro-sangue, tendo como escolhido para ser seu companheiro de chapa o líder comunitário Delosman Soares.

O PTB vai apostar no nome de Cícero Vale, o Cição Bandido para disputar a prefeitura de Caicó. Pastora Adriana, da Igreja Independente Pentecostal Missionária da Fé em Cristo é o nome para compor a chapa na condição de pré-candidata a vice. Ela também é filiada ao PTB.

A sétima pré-candidatura à prefeitura de Caicó é o do Cabo da Polícia Militar Alexandre Cavalcanti, também conhecido como Alexandre Cazuza. Sem o apoio das principais lideranças estaduais do PSL, Cabo Alexandre conseguiu realizar sua convenção e homologou a pré-candidatura, tendo como companheiro de chapa o Marcelo da Oficina.

Fonte: Marcos Dantas