A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) está trabalhando para restabelecer plenamente o abastecimento das 30 cidades atendidas pela Adutora Monsenhor Expedito, depois de algumas ocorrências que afetaram a captação da Lagoa do Bonfim. Homens estão trabalhando para que os problemas técnicos sejam resolvidos até amanhã, com o retorno do sistema com carga total e normalização do abastecimento, em um prazo de até 72 horas, tempo necessário para a pressurização da rede.

Segunda-feira passada (28), um dos poços parou depois que foram furtados cabos elétricos. Isso representou uma perda de 100 m3/h de vazão. A situação foi contornada na terça-feira (29), mas na quarta-feira (30), ocorreu o afundamento de um flutuante na Lagoa do Bonfim, parando uma das bombas da Estação de Bombeamento 1 (EB-1). A perda de vazão chega a 500 m3/h.

A captação continua funcionando, mas com uma vazão reduzida, o que afeta o abastecimento dos municípios, principalmente aqueles que ficam na ponta de rede da Adutora Monsenhor Expedito, como é o caso de Monte das Gameleiras, Serra de São Bento, Passa e Fica, Campo Redondo, entre outras.

A Caern recomenda aos habitantes das cidades atendidas pela adutora que façam o uso raconal da água, a fim de reduzir os transtornos até a conclusão do conserto.

As cidades atendidas pela Adutora Monsenhor Expedito são Rui Barbosa, São Pedro, São Tomé, São Paulo do Potengi, Japi, Coronel Ezequiel, Jaçanã, São Bento do Trairi, Lajes Pintadas, São José de Campestre, Serrinha, Sítio Novo, Boa Saúde, Serra Caiada, Lagoa de Velhos, Barcelona, Bom Jesus, Lagoa Salgada, Lagoa de Pedras, Tangará, Santa Cruz, Monte das Gameleiras, Serra de São Bento, Passa e Fica, Lagoa D`anta, Monte Alegre, Ielmo Marinho, Santa Maria, Senador Eloi de Souza e Campo Redondo.