Nesta quinta-feira, 08, é comemorado o Dia do Nordestino. A data, oficializada em 2009, busca combater o preconceito e homenagear a parcela do povo brasileiro originária da região nordeste. O dia 8 de outubro foi escolhido em homenagem às culturas típicas da região, que são diversas e heterogênea e ao poeta, cantor e compositor cearense Patativa do Assaré (Antônio Gonçalves da Silva) representando todos os nordestinos e nordestinas, ainda vítimas de preconceito e discriminação em função de sua origem geográfica.

A região Nordeste é composta pelos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. São nove estados que abrangem uma área de mais de 1,5 milhões de metros quadrados, o que corresponde a 18,26% do território nacional. A região também concentra a maior parte da faixa litorânea do país, com 3.338 quilômetros de praias.

De acordo com o IBGE, o Nordeste tem mais de 56 milhões de habitantes, o que faz da região, em termos populacionais, a segunda maior do país, depois apenas do Sudeste.